Durante quatro semanas, o Racing modificou gradualmente a terceira listra de seu escudo com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer testicular. No entanto, durante esse período, o clube argentino não explicou o motivo da alteração no seu símbolo, o que gerou grande repercussão espontânea tanto na imprensa quanto nas redes sociais.
Chamada de “Escudo contra o câncer”, a ação foi pensada para acontecer no mesmo período que a doença leva para se desenvolver no corpo humano. O vídeo da campanha é estrelado por Juan Ramón Fleita, ex-jogador do clube, que diz: “O que aconteceu com nosso escudo, pode acontecer no seu corpo”.
As pessoas e o seu bem-estar são os pilares da nossa gestão. Por isso, tudo aquilo que envolva qualidade de vida, como esse caso de prevenção a uma doença, é algo que nos comprometemos e envolvemos. Fizemos isso no ano passado e sempre que nos exigirem para campanhas semelhantes, o Racing estará presente.
Victor Blanco, presidente do Racing
A ação foi desenvolvida junto à agência de publicidade Hoy.bue e à Fundación Fuca, que há 40 anos desenvolve programas de pesquisas científicas, educação e prevenção do câncer.
“Trabalhar com o Racing é algo que nos enche de orgulho. No clube, encontramos uma equipe com quem compartilhamos emoção, dinamismo e que abraça as ideias desde o primeiro minuto com a coragem necessária para levá-las adiante. Todos dividimos a mesma emoção quando entramos nos projetos, e isso nos faz realizar campanhas espetaculares”, comentou Damián Palópoli, diretor criativo da Hoy.bue.