Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Nova casa

Record transmitirá Paulistão com exclusividade na TV aberta

Emissora venceu concorrência e exibirá 16 partidas da competição, que já fechou com YouTube

Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 24/09/2021, às 16h10 - Atualizado às 16h40

Taça do Campeonato Paulista, que terá novos parceiros de mídia a partir de 2022 - Divulgação/FPF
Taça do Campeonato Paulista, que terá novos parceiros de mídia a partir de 2022 - Divulgação/FPF

A Record TV transmitirá o Campeonato Paulista de 2022 a 2025. A emissora venceu a concorrência e chegou a um acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF) para exibir a competição com exclusividade na TV aberta.

Assim como o YouTube, que transmitirá 16 jogos do Estadual, o pacote da Record contempla a mesma entrega. Será um jogo por rodada das 12 da primeira fase, uma partida das quartas de final, uma da semifinal e as duas finais.

Até agora, as duas empresas são as parceiras de mídia da FPF para o Paulistão no próximo ciclo de quatro anos. A federação confirmou, ainda, que toda a produção e geração de imagens do campeonato serão realizadas pela própria entidade. O acordo será oficializado em breve pela federação, mas foi publicado primeiro pelo Painel, da Folha de São Paulo.

“É com grande satisfação que anunciamos hoje um acordo novo, com uma emissora gigante como é a Record TV. A emissora terá, a partir de 2022, o campeonato líder em audiência no Brasil. Será, sem dúvida, mais um ciclo de sucesso, agora em uma nova casa”, afirmou, em nota, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

A Federação iniciou, em 2021, um novo modelo de negociação dos direitos. Assessorada pela Live Mode, a entidade colocou um fim à venda com exclusividade para o Grupo Globo e passou a trabalhar com um modelo similar ao adotado pela CONMEBOL com a negociação da Libertadores. A FPF criou pacotes de datas de transmissão, que estão sendo vendidos para os diferentes meios.

O YouTube será a única plataforma digital a mostrar 16 partidas (uma por rodada e as decisões), assim como a Record comprou os direitos na TV aberta. Já os pacotes para TV paga e pay-per-view seguem disponíveis. Para o pacote de pagamento de assinatura, existe a possibilidade de a própria FPF assumir as transmissões por meio do Paulistão Play, serviço de OTT lançado no início deste ano.

Segundo a entidade, as negociações com outras empresas de mídia seguem sendo conduzidas pela FPF em parceria com a LiveMode, agência responsável pela comercialização dos direitos da competição. O anúncio dos novos contratos deve acontecer nas próximas semanas, de acordo com a federação.