A Rexona, patrocinadora da Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia, usou inteligência artificial (IA) para criar um álbum de figurinhas do futuro projetando a imagem do rosto de crianças atendidas pelo projeto social Quebrando Barreiras. As meninas, que hoje têm entre 7 e 16 anos, aparecem no livro ilustrado já adultas e como integrantes da seleção brasileira.
Poliana Sousa, líder de cuidados pessoais da Unilever, dona da marca Rexona, afirmou que o álbum tem o poder de elevar a confiança das meninas esportistas, que lidam com tabus e preconceitos nas atividades físicas que praticam.
“Usamos a inteligência artificial como um suporte para mostrar às garotas que o sonho de se tornarem futuras craques do Brasil é possível”, explicou a executiva.
“Ser atleta de futebol é um caminho cheio de barreiras para as mulheres. E esse álbum é um símbolo de que a Rexona vai estar ao lado das novas gerações, quebrando essas barreiras e deixando-as confiantes na busca por esse sonho”, acrescentou.
Tecnologia
Para captar a imagem das meninas e projetar suas fisionomias no futuro, a marca promoveu uma partida entre elas com uma sessão de fotos ao final. O jogo foi só um pretexto para a viabilização do álbum do futuro, que depois foi entregue como uma surpresa para elas.
A partir das fotos atuais capturadas das garotas, a tecnologia criou projeções personalizadas de como seus rostos seriam no futuro, quando tiverem idade suficiente para disputar campeonatos adultos.
Além do visual, a Rexona mergulhou na história das garotas, descobrindo suas características para dar mais veracidade ao álbum.
O livro ilustrado foi entregue às jovens por meio de uma mensagem enviada pela lateral-esquerda Tamires, embaixadora da Rexona e jogadora da seleção brasileira eliminada na primeira fase da Copa do Mundo Feminina. Esse momento foi registrado e virou um vídeo da marca.
Viagem
Como parte da campanha, três garotas do álbum do futuro foram selecionadas para viajar à Austrália para acompanhar a Copa Feminina. Lá, puderam assistir ao vivo, pela primeira vez na vida, a dois jogos do Brasil, além de realizarem tours nos estádios antes dos jogos.
Essa experiência na Austrália foi compartilhada no formato de diários de viagem no TikTok da Rexona.
Ativação
Para divulgar o lançamento do álbum do futuro, a marca promoverá uma ação para transformar o público em figurinhas de craques ou torcedores oficiais do futebol feminino. A ativação acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo (SP).
As imagens dos participantes serão transformadas em figurinhas, que serão entregues gratuitamente e em versão física a cada um deles.