Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Guerra

Rússia desiste de Copa do Mundo, mas ainda tenta vaga na Euro Feminina

Seleção está classificada e integraria Grupo C da disputa, com Suécia, Suíça e Holanda

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 06/04/2022, às 11h09 - Atualizado às 11h13

Rússia, que estava classificada para a disputa da Euro Feminina de 2022, foi suspensa pela UEFA - Reprodução
Rússia, que estava classificada para a disputa da Euro Feminina de 2022, foi suspensa pela UEFA - Reprodução

A Rússia retirou seu recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra a proibição de disputar a Copa do Mundo e contra as federações polonesa, sueca e tcheca que se recusaram a jogar contra o país comandado por Vladimir Putin por causa da invasão da Ucrânia.

A FIFA e a UEFA decidiram em conjunto que todas as equipes russas, sejam nacionais ou de clubes, seriam suspensas de participar das competições organizadas pelas duas entidades por tempo indeterminado.

A Rússia iria receber a Polônia em jogo válido pela repescagem para a Copa do Mundo no último dia 24 de março. No entanto, a Polônia foi dispensada de enfrentar os russos e finalmente se classificou para o Mundial depois de derrotar a Suécia, que havia batido a República Tcheca.

No mês passado, as esperanças da Rússia de competir no Catar foram encerradas depois que o CAS rejeitou um pedido para congelar a suspensão da FIFA enquanto seu recurso estava sendo julgado.

Os russos, no entanto, continuam lutando contra a expulsão de outras competições. A principal delas, por ora, seria a Euro 2022 Feminina, que terá início em 6 de julho, na Inglaterra. Classificada para a disputa, a Rússia integra o Grupo C, com Suécia, Suíça e Holanda. A princípio, se nada mudar, a chave terá apenas três seleções.