Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Negócios

Salernitana é vendida e escapa de rebaixamento direto no Italiano

Negócio foi concluído em 31 de dezembro, prazo final para venda de clube

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 03/01/2022, às 10h56 - Atualizado às 10h58

Francês Franck Ribéry é um dos destaques da Salernitana, última colocada do Italiano - Nicola Ianuale /Salernitana
Francês Franck Ribéry é um dos destaques da Salernitana, última colocada do Italiano - Nicola Ianuale /Salernitana

Aos 45 minutos do segundo tempo, a Salernitana escapou do rebaixamento direto no Campeonato Italiano. A equipe foi comprada pelo empresário Danilo Iervolino por € 10 milhões (R$ 63,6 milhões).

Dessa forma, a equipe se salvou da exclusão da Serie A, já que Claudio Lotito, dono da Lazio, também exercia o controle da equipe de Salerno, o que é proibido pelo regulamento da competição.

A Salernitana tinha prazo até 31 de dezembro para encontrar um comprador. A oferta do executivo veio no dia da virada. Em julho, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) autorizou o acesso da Salernitana à Serie A, mas exigiu que o proprietário do clube fosse mudado em seis meses.

“Nenhuma das ofertas recebidas para a compra da Salernitana é aceitável de acordo com a escritura do Trust Salernitana 2021, já que carece dos requisitos e condições necessárias para confirmar a solidez econômica do comprador”, disse a entidade poucos dias antes de receber a oferta de Iervolino.

Iervolino, que é empresário do ramo de educação, se formou em Economia e Negócios pela Universidade de Parthenope, em Nápoles. Há 15 anos, fundou a Pegasus Telematics University, credenciada pelo Ministério da Educação em 2006.

Há apenas quatro meses, o executivo vendeu 50% da Multiversity, holding à qual pertencem o UniPegaso e a Mercatorum University (ambas universidades de ensino a distância). Além disso, Iervolino adquiriu 51% da Bfc Media, veículo de comunicação especializado em negócios, que possui publicações como a Forbes Itália.

Livre do rebaixamento por questões de gestão, a Salernitana agora terá um desafio bem mais difícil: livrar-se do rebaixamento por questões técnicas. A equipe é a lanterna do Campeonato Italiano, com 8 pontos. O time venceu apenas dois dos 18 jogos que já disputou na competição.