O São Paulo e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) realizarão, na próxima terça-feira (8), uma ação de conscientização sobre a doença. A ação terá início antes da partida contra o Internacional, no Estádio do Morumbi, válida pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Denominada “Jogando Pelo Diabetes”, a iniciativa faz parte do “Novembro Diabetes Azul”, mês mundial dedicado à doença, e conta com o apoio da Associação de Diabetes Juvenil Brasil (ADJ) e da empresa farmacêutica Merck.
Durante a partida contra o Internacional, haverá a divulgação do teste de risco de diabetes e uma série de atividades para informar o público sobre a doença.
“Hoje, são mais de 16 milhões de brasileiros convivendo com diabetes, mas pelo menos um terço não sabe que tem a doença. Em parceria com o São Paulo, a ADJ e a Merck, vamos alertar para os fatores de risco que levam ao desenvolvimento do diabetes, com a ajuda de um teste on-line simples, promovendo a prevenção e o diagnóstico precoce, que faz toda a diferença nos desfechos para os pacientes”, afirmou Levimar Araujo, endocrinologista e presidente da SBD.
Teste acessado por QR code
A partir das 19h30, serão distribuídas bandeirinhas do time tricolor no estádio com o QR code para o teste de risco de desenvolver o diabetes aos torcedores que acessarem os portões 4, 5 e 6. Estarão presentes também promotores com tablets, com o objetivo de convidar as pessoas a realizarem o teste no Morumbi. Além disso, os telões reproduzirão um vídeo com mensagens a respeito da doença.
“O mês de novembro é o mais importante para a divulgação de informações sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e os cuidados com o diabetes. O ‘Jogando Pelo Diabetes’ vai levar informação de qualidade e um alerta para milhares de torcedores”, reforçou Lucas Leme Galastri, presidente da ADJ.
Como é o teste
O teste de múltipla escolha é acessado de maneira on-line e indica, em poucos minutos, o risco de desenvolver diabetes. Os especialistas alertam, em todo caso, que ele não substitui a consulta médica nem os exames de rotina, fundamentais para o diagnóstico da doença nos estágios iniciais.
“Entendemos que é nosso dever fazermos todo o possível para ajudar na conscientização de que o diagnóstico precoce do diabetes é uma importante medida. E o São Paulo Futebol Clube é ciente da força que a marca possui e de sua responsabilidade social. Por isso, estamos muito honrados em fazer parte desta parceria”, disse Eduardo Toni, diretor executivo de marketing do clube.
“Diamante Negro” e o diabetes
Artilheiro da Copa do Mundo de 1938 e ganhador de diversos títulos com o São Paulo nos anos 1940, Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, conviveu com diabetes durante boa parte da vida. A doença, no entanto, não o impediu de se tornar um dos grandes atletas da história do futebol brasileiro e um dos maiores ídolos dos torcedores são-paulinos em todos os tempos.
Para estimular os torcedores a fazerem a prevenção contra a doença, na semana que antecede a partida contra o Internacional, os mascotes Santo Paulo e Diamantinho (que homenageia Leônidas) também entrarão na campanha e farão o teste de risco on-line com ajuda dos médicos da SBD.