Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Ação

São Paulo x Athletico-PR terá ação com drones de projeto de tokenização sustentável

Responsável pela iniciativa, Light DeFi disse apenas que "os torcedores olharão o céu diferente no intervalo do jogo"

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 24/11/2021, às 10h05

Setor de energia sustentável começou a enxergar o blockchain como forma de assegurar transparência dos processos - Divulgação / Light DeFi
Setor de energia sustentável começou a enxergar o blockchain como forma de assegurar transparência dos processos - Divulgação / Light DeFi

A partida entre São Paulo e Athletico Paranaense, que fechará a 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira (24), será palco de uma ação inusitada. A empresa Light DeFi utilizará drones para divulgar um projeto de tokenização de energia renovável que ganhou corpo com a construção da primeira usina de energia solar no Ceará com recursos vindos do universo dos criptoativos.

Em um comunicado enviado à imprensa, a Light DeFi disse apenas que “os torcedores olharão o céu diferente no intervalo do jogo”. A expectativa é que o projeto saia da planta no primeiro trimestre de 2022 e gere, inicialmente, 2.5 megawatts de energia, aproximadamente 1300 casas. Trata-se de um passo considerado importante para estar alinhado com o 7º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que fala sobre “garantir acesso a energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos”.

Com mais de 20 mil usuários no mundo todo, a Light DeFi ganhou autoridade rapidamente por conta da crescente demanda e conscientização de impulsionar o crescimento da energia limpa e renovável no país por meio da tecnologia. Atualmente, a energia solar representa 2,2% da matriz elétrica brasileira, mas a expectativa é que alcance 2,6% ainda este ano, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A proposta é que 5% de toda transação do token sejam destinados para a criação e o desenvolvimento de projetos sustentáveis.

De acordo com Rocelo Lopes, especialista em blockchain e orientador da Light DeFi, a iniciativa surgiu em um momento em que se intensificaram as discussões acerca dos gastos de energia elétrica pela mineração de criptomoedas, mesmo irrisórios quando comparados aos gastos de energia de outras atividades relacionadas ao mercado financeiro tradicional. O setor de energia sustentável começou a enxergar o blockchain como forma de assegurar transparência dos processos e reforçar o compromisso para o aumento da geração de energias ambientalmente melhores e a consequente redução da emissão de poluentes.

O duelo entre paulistas e paranaenses terá transmissão ao vivo da Globo em TV aberta a partir das 21h30 (horário de Brasília) para São Paulo e parte da rede. Para o Rio de Janeiro e o restante da rede, a partida exibida será Fluminense x Internacional.