Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Covid-19

Sem acordo com autoridades, Federação Paulista cancela rodada

Redação Publicado em 18/03/2021, às 19h03

Imagem Sem acordo com autoridades, Federação Paulista cancela rodada

A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta quinta-feira (18) que a quinta rodada do Paulistão, que seria realizada no fim de semana, está suspensa. Em nota, a entidade afirmou que “embora tenham argumentos jurídicos e científicos que sustentem a segurança do Protocolo de Saúde do futebol, FPF e clubes decidiram por não ingressar neste momento com Mandado de Segurança”.

A FPF reforçou que teve diversas tratativas com governos estaduais e municipais, além de CBF e outras federações. As datas de reposição da rodada ainda não foram divulgadas.

Quanto às rodadas seguintes, a federação as manteve indefinidas. Na próxima segunda-feira (22), a entidade se reunirá com os clubes para as novas decisões. A FPF permanecerá em contato com as autoridades para tentar viabilizar o futebol na atual fase emergencial de contenção ao Covid-19.

FPF mantém indefinição para as rodadas seguintes do Paulistão (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Na última semana, o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou uma série de medidas de restrição para conter o avanço da doença; o Estado está com o sistema público de saúde em colapso por conta da falta de leitos de UTI. Entre as medidas, o político acatou a orientação do Ministério Público e proibiu os eventos esportivos.

A FPF já havia refutado a decisão do MP, com base nos protocolos de segurança aplicados durante a realização dos jogos, além de citar exemplos fora do país onde o esporte permaneceu em atividade durante a segunda onda de contaminação.

Sem o Governo ceder, a FPF tentou levar jogos para outros Estados, e a partida entre São Bento e Palmeiras chegou a ser marcada para Belo Horizonte. No entanto, outras regiões do país também passaram a vetar os eventos do Paulistão, inclusive Minas Gerais.