O OneFootball, parceiro oficial de momentos de vídeo da Serie A, da Itália, produzirá uma série de mais de 1.300 colecionáveis digitais em tecnologia que as entidades divulgaram como “uma experiência multidimensional que os leva da vida real para uma nova era digital”.
O termo tokens não fungíveis (NFT) não é utilizado em nenhum momento no material de divulgação.
“Hoje marca o início de uma nova maneira de os clubes italianos se conectarem com todos os nossos fãs mais jovens ao redor do mundo”, exaltou Luigi De Siervo, CEO da Serie A.
“Juntamente com o OneFootball, colocamos os torcedores em primeiro lugar, trazendo-lhes novas experiências incríveis, dessa vez digitalmente. Temos a liga de maior prestígio, os maiores clubes e os melhores torcedores do mundo”, exagerou o executivo.
NFT ou não?
Essencialmente, o produto divulgado são NFTs feitos com clipes retirados de partidas do Campeonato Italiano, Copa da Itália e da Supercopa da Itália. O lançamento parece um NFT, é construído como um NFT e é vendido como um NFT. Então, independentemente do preço, provavelmente é um NFT.
“Isso [série de colecionáveis digitais] irá incluir a melhor ação, desde tentativas, defesas, assistências, habilidades e momentos especiais de jogo, além de muitos gols e momentos incríveis dos torcedores”, informou o OneFootball.
A diferença entre esse novo produto e os NFTs tradicionais está na escala. Os tokens não fungíveis geralmente têm número limitado e, teoricamente, seu valor fica garantido na segurança do blockchain usado para criá-lo.
Já a parceria entre Serie A e OneFootball dá a entender que não haverá limitação de volume para cada momento comercializado. E o preço incentivará o torcedor a adquirir vários itens da coleção.
“Como parte da comunidade, os fãs terão ainda mais benefícios à medida que expandimos nossa oferta Web3 e lançamos ainda mais produtos”, destacou Von Cranach.
Comercialização
Os momentos digitais serão comercializados em pacotes para os torcedores na plataforma Aera by OnFootball. O primeiro produto será revelado em 1º de agosto, com o primeiro lançamento agendado para o dia 29 do mesmo mês.
“Estamos criando uma experiência acessível para os fãs da Serie A. Por ser uma verdadeira plataforma, eles podem possuir momentos de vídeo digital através de nós e levá-los para onde quiserem. Ou a lugar nenhum. Os vídeos são deles, para manter em perpetuidade”, conta Lucas von Cranach, CEO e fundador do OneFootball.