Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / FIFPRO

Sindicato dos jogadores quer novo contrato social e mais estabilidade

Redação Publicado em 17/03/2021, às 12h45

Imagem Sindicato dos jogadores quer novo contrato social e mais estabilidade
FIFPRO quer novo acordo com as instituições.
Crédito: Reprodução

A Fifpro, sindicato global dos jogadores de futebol, apresentou um relatório chamado Shaping Our Future no qual exige um novo contrato social e maiores acordos entre futebolistas e federações para garantir o negócio do futebol e sua estabilidade.

O estudo é baseado em dados coletados através de um estudo realizado pela Kpmg em 79 países diferentes com as informações correspondentes sobre as condições de trabalho do futebol profissional masculino e sua renda correspondente. Enquanto as cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França) têm um "alto grau de estabilidade", existem 23 países que enfrentam "desafios significativos para seu desenvolvimento".

O relatório afirma que mais de 70% dos países pesquisados têm orçamentos médios dos clubes inferiores a €10 milhões e 30% têm receitas inferiores a €5 milhões, o que significa que eles "não têm um sistema para garantir a proteção financeira dos jogadores".

O estudo também reflete as diferenças entre mercados com menores receitas do que as cinco grandes ligas, mas com disparidades nas condições, com a Holanda tendo maior estabilidade enquanto a Turquia, onde as receitas são maiores, tem menor estabilidade financeira.

"Em um momento de extraordinária incerteza, é crucial que revisemos e fortaleçamos os fundamentos do futebol profissional para a próxima geração", disse Jonas Baer-Hoffman, Secretário Geral da Fifpro.

A Fifpro é o sindicato internacional de jogadores de futebol com mais de 60 mil membros em todo o mundo. O órgão foi criado em 1965 e é composto por 63 representantes. Sua missão é negociar com a Fifa as condições de trabalho dos atletas deste esporte.