O Barcelona anunciou a Socios.com como nova parceira de tecnologia para blockchain, NFT e ativos digitais do clube. Além disso, o acordo fará com que a Chiliz, proprietária e fornecedora de tecnologia da Socios.com, faça um investimento de € 100 milhões para adquirir 24,5% do Barça Studios, o centro de distribuição e criação de conteúdo digital do clube.
“O Barça Studios agora pode alavancar nossa tecnologia, experiência e escala global para ajudar a implantar a estratégia de conteúdo Web3 do clube e fornecer novos fluxos de receita de longo prazo que beneficiarão o time pelas próximas temporadas”, afirmou Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios.com.
Estratégia digital
O Barça Studios está liderando a criação de NFTs, projetos do clube no metaverso e a estratégia digital do Barcelona. A ideia é que a plataforma entregue projetos que envolvam, recompensem e construam conexões com a torcida do time da Catalunha em nível global.
“Somos apaixonados pelo papel que a tecnologia pode desempenhar na construção de comunidades que aproximam os torcedores de suas equipes e uns dos outros. A tecnologia blockchain pode fornecer aos fãs uma função e associação com suas comunidades que não podem ser removidas ou revogadas, gastas ou expiradas”, comentou Dreyfus.
“O Barça Studios agora pode alavancar nossa tecnologia, experiência e escala global para ajudar a implantar a estratégia de conteúdo Web3 do clube e fornecer novos fluxos de receita de longo prazo que beneficiarão o time pelas próximas temporadas”
Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios.com
A nova parceria servirá para aumentar a capacidade do clube de fornecer produtos digitais aos torcedores e criar novos fluxos de receita sustentáveis no longo prazo.
“Além disso, a aplicação da tecnologia blockchain pode levar a experiência do torcedor muito além de uma estrutura de recompensa e engajamento baseada em aplicativo e fornecer utilidade e conectividade em todo o metaverso, fornecendo uma maneira de conectar um número ilimitado de projetos na Web3”, contou o executivo da Socios.com.
Receitas no exterior
O Barça Studios poderá aproveitar a experiência da Socios.com em tecnologia blockchain para fornecer ativos digitais que gerem receitas no exterior para o time da Catalunha.
“Como parceiro de tecnologia do Barcelona, faremos tudo o que pudermos para apoiar seus esforços para construir novas e gratificantes conexões digitais com seus 400 milhões de seguidores em todo o mundo”, destacou Dreyfus.
O $BAR Fan Token foi o primeiro produto conjunto lançados pela Socios.com e o Barça Studios. A ideia é que as empresas possam criar estratégias que atraiam novos parceiros para projetos em blockchain e na Web3.
“Como parceiro de tecnologia do Barcelona, faremos tudo o que pudermos para apoiar seus esforços para construir novas e gratificantes conexões digitais com seus 400 milhões de seguidores em todo o mundo”
Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios.com
O investimento se baseia em uma parceria existente com o Barcelona, que começou em fevereiro de 2020 com o acordo para lançar um $BAR Fan Token na Socios.com.
Desde então, mais de US$ 39 milhões em $BAR Fan Tokens foram vendidos. Esses ativos digitais fornecem aos torcedores a possibilidade de resgatar recompensas, incluindo ingressos vip e mercadorias e experiências relacionadas ao Barcelona, como a chance de jogar no campo do Estádio Spotify Camp Nou.
Parceiro da LaLiga
A Socios.com investe na LaLiga e no futebol espanhol desde 2019. Atualmente, a empresa está ligada a seis times que disputam o Campeonato Espanhol em ativos digitais que gerem engajamento com uma base de fãs global.
A plataforma é parceira de engajamento de torcedores e recompensas em mais de 160 times em todo o mundo. A empresa também desenvolve projetos na Web3. Além do futebol, a Socios.com ainda possui contrato com mais de 20 times da NBA e 13 franquias da NFL. A plataforma também fechou contratos no UFC, rúgbi, tênis e Fórmula 1, entre outros esportes e ligas.
Atualmente, o portfólio da Socios.com inclui times como PSG, Arsenal, Internazionale, Juventus, Atlético de Madrid, Manchester City e Uefa. No Brasil, a plataforma possui contratos com nove clubes, a maioria da Série A: Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco.