O primeiro grande evento da Copa do Mundo do Catar mostrou que o torcedor brasileiro está ansioso pelo Mundial. A transmissão ao vivo do sorteio que determinou o grupo do Brasil no torneio que será realizado entre novembro e dezembro rendeu à Globo um aumento de audiência nas principais praças do país.
Dados prévios do Ibope, obtidos com exclusividade pela Máquina do Esporte, apontaram que a audiência da TV Globo cresceu mais de 30% em São Paulo, principal mercado do país. Segundo a medição, foram 13 pontos prévios de audiência, com 31% de participação entre todos os televisores ligados nesse horário. O número representa três pontos a mais na medição do Ibope na faixa horária em relação à média das quatro sextas-feiras anteriores ao sorteio.
Em outras praças, o crescimento não foi tão significativo, mas também deixou a Globo satisfeita. No Painel Nacional de Televisores (PNT), o crescimento foi de 17% (14 pontos de média no Ibope, dois pontos a mais do que a média anterior). Já no Rio de Janeiro, o crescimento foi de um ponto na média do Ibope: o sorteio marcou 16 pontos.
O bom resultado na audiência reforça a “retomada” da seleção brasileira na grade da emissora. Desde a semana passada, com o jogo entre Brasil e Chile, pela penúltima rodada das Eliminatórias, a Globo tem colhido ótimos resultados de audiência com as transmissões. O sorteio da Copa “fechou” a semana com chave de ouro para a emissora, que é detentora exclusiva dos direitos de exibição do Mundial na TV aberta.