Sportv cria movimento para transformar Pelé em verbete nos dicionários

Pelé comemora gol pela seleção brasileira na Copa de 1970 - Reprodução/Instagram (@Pele)

O Sportv, veículo de mídia do Grupo Globo, iniciou um movimento que busca oficializar o termo “Pelé” como verbete da língua portuguesa, um adjetivo sinônimo de excepcional, incomparável e único. A iniciativa contará com a participação de diferentes personalidades, entre criadores de conteúdo, influenciadores e fãs de futebol, para amplificar a campanha e sensibilizar as editoras na publicação do verbete.

“Pelé mora em nossos corações. Para o Sportv, uma marca que vive de transmitir emoções, contribuir para o seu legado é mais que uma obrigação, é um privilégio. Pelé no dicionário é o mínimo de retribuição para quem nos deu tanto”, ressalta Eduardo Gabbay, head de esportes da Globo.

O projeto será lançado nesta semana, na esteira das celebrações pelo aniversário do Santos, que será comemorado na sexta-feira (14), e contará com uma campanha promovida pelo Sportv.  Para aqueles que quiserem apoiar a iniciativa, basta acessar o site oficial do movimento e colocar seu nome no abaixo-assinado.

Outras homenagens

Após a morte de Pelé, no dia 29 de dezembro de 2022, muitas personalidades, marcas e entidades esportivas prestaram homenagens ao Rei do Futebol ao redor do planeta. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, propôs, durante sua visita ao velório de Pelé, que todos os países do mundo tivessem ao menos um estádio com nome do maior jogador de futebol de todos os tempos.

A entidade máxima do futebol ainda promoveu uma emocionante homenagem a Pelé durante a cerimônia de premiação do The Best. Já a Federação Paulista de Futebol (FPF) alterou o nome de sua sede para Edifício Pelé e promoveu um minuto de silêncio antes de todas as partidas do Campeonato Paulista como forma de prestar luto pela morte de Edson Arantes do Nascimento.

Além disso, os troféus dos campeonatos da federação contaram com uma coroa na parte superior em homenagem ao Rei do Futebol. Com relação ao Santos, time em que Pelé jogou durante a maior parte de sua carreira, a instituição adicionou uma coroa acima do escudo do clube nos uniformes da equipe, cedeu a Vila Belmiro para o velório de Pelé e prestou uma série de outras homenagens ao ex-jogador.

Sair da versão mobile