Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Estudo

TikTok impulsiona crescimento digital dos clubes brasileiros

Redação Publicado em 08/07/2021, às 16h51

O Ibope Repucom liberou, nesta quinta-feira (8), o estudo "Ranking Digital dos Clubes Brasileiros", em que avalia os números das equipes no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho, foram 5,5 milhões de inscrições nos perfis oficiais dos 50 clubes com as maiores bases digitais do país.

O principal motivo para esse resultado foi a expansão e consolidação do TikTok. Somente a plataforma de vídeos curtos foi responsável por 2,5 milhões de novas inscrições no período, entre 47 dos 50 clubes monitorados.

No último mês, houve o crescimento de 1,7 milhão de novos inscritos nas plataformas digitais dos 50 clubes monitorados, com destaque para Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos que, juntos, foram responsáveis por mais de 830 mil inscrições, ou 50% do total entre todos os clubes em junho.

O Flamengo figura na liderança do crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro somou algo próximo de 410 mil novas inscrições em seus canais oficiais. Desse número, 70% foi proveniente da base de seguidores no Instagram (38%) e no Twitter (32%). O clube carioca também liderou o crescimento mensal em quatro das cinco plataformas no último mês.

O Palmeiras, por sua vez, somou 163 mil inscritos no combinado de suas redes. O crescimento alviverde foi concentrado no TikTok, responsável por 61% do resultado do time em junho. Juntamente com o Flamengo, o clube paulista liderou o crescimento mensal no TikTok com mais de 100 mil novos inscritos. Com esse resultado, o Palmeiras chegou a 1,1 milhão de seguidores no TikTok e se igualou na vice-liderança em seguidores com o Corinthians nesta plataforma.

O São Paulo fechou o pódio na terceira posição no crescimento mensal ao somar um número próximo a 99 mil novas inscrições. De acordo com o Ibope, 65% do desempenho são-paulino no último mês foi proveniente da base de seguidores no Instagram (36%) e no Twitter (29%).

Em quarto, o Corinthians registrou crescimento muito similar ao São Paulo ao somar 98 mil novas inscrições no combinado de suas contas. Assim como os demais clubes que mais somaram seguidores em junho, o desempenho corintiano foi praticamente todo concentrado em seus perfis oficiais no Instagram e no Twitter.

O Santos foi o responsável por completar o Top 5 dos clubes com maiores crescimentos em junho. O alvinegro praiano somou quase 64 mil novas inscrições em seus perfis oficiais com foco no Instagram (32%) e TikTok (27%).

Mais abaixo na lista, o Sport se destacou ao ultrapassar a marca dos 4 milhões de seguidores no combinado de suas redes. O resultado do clube pernambucano foi impulsionado por sua conta no TikTok, que atualmente conta com 450 mil inscritos. O TikTok, inclusive, foi a plataforma responsável por 68% (25,6 mil) das novas inscrições do time no último mês. O resultado foi o terceiro melhor entre todos os clubes nesta plataforma.

Para completar os destaques de junho, Ceará e Fortaleza ficaram entre os cinco maiores crescimentos no TikTok. Os rivais cearenses tiveram desempenho muito similar na plataforma ao somarem, cada um, cerca de 25 mil novos inscritos durante o mês.