Anunciada na terça-feira (25) como agência de turismo oficial do Flamengo, a Outside Tours enfrenta uma forte onda de reclamações de torcedores rubro-negros que compraram o pacote de viagem da operadora para assistir à final da Libertadores, em Guayaquil, no Equador, mas ainda não conseguiram embarcar.
Em um grupo de WhatsApp criado pela empresa houve o aviso de que o voo que partiria à 1h da madrugada desta quinta-feira (27) havia sido cancelado.
A alegação inicial da empresa foi que a atividade do vulcão Cotopaxi, que levou as autoridades equatorianas a emitirem um alerta amarelo, teria sido responsável pelo cancelamento de voos. No entanto, segundo o Ministério do Turismo do Equador, nenhum aeroporto próximo foi fechado devido à atividade vulcânica.
Passageiros realocados
Fernando Sampaio, sócio da empresa, manifestou-se por meio de um vídeo postado nas redes sociais dizendo que o problema seria sanado.
“Sobre os problemas que tenham acontecido, sobre as notícias que tiveram no dia 27. Todos os passageiros estão sendo remanejados, com vouchers sendo enviados ainda hoje aos passageiros. Quero tranquilizar todo mundo. A Outsider Tours vai entregar todos os pacotes comprados, como sempre fez”, afirmou o empresário.
Latam: nenhum contrato
Uma das justificativas da agência de turismo é que a EuroAtlantic, que seria uma subsidiária da Latam havia sido contactada, mas desistiu de voar para o Equador por causa dos riscos de atividade do vulcão Cotopaxi. A própria Latam negou que tenha firmado algum contrato de fretamento com a Outsider Tours. Veja abaixo a nota oficial da empresa:
“A Latam não fechou nenhum contrato com esta operadora para a final do torneio em Guayaquil. A Latam, aliás, não programou nenhum voo regular ou fretado do Brasil para o Equador“
Mais tarde, a Latam enviou uma nota oficial mais completa, desmentindo que tenha relação com a EuroAtlantic Airways, empresa portuguesa de fretamento de aeronaves:
A Latam esclarece que são inverídicas as declarações feitas pela Outsider Tours sobre o envolvimento da companhia em supostos fretamentos do Brasil para o Equador. Isso porque:
1. A Latam não programou nenhum voo fretado do Brasil para o Equador para o torneio em questão.
2. A Latam não fechou nenhum contrato com a Outsider Tours para o torneio em questão.
3. A empresa EuroAtlantic Airways mencionada pela Outsider Tours não é e nunca foi subsidiária da Latam.
Diante dos fatos, a Latam reitera não ter qualquer envolvimento com esse assunto.
Azul alega não pagamento
Segundo informações postadas por torcedores nas redes sociais, os voos para o Equador teriam sido fretados pela Outsider Tours com a Azul.
Em nota, a companhia aérea afirmou que, de fato, houve a contratação da agência de turismo para três voos fretados ao Equador. No entanto, diante do não pagamento pelo serviço, a empresa cancelou dois dos três voos. Leia abaixo a nota oficial da empresa:
“A Azul esclarece que a agência Outsider Tours solicitou o fretamento de três aeronaves para a final da Libertadores em Guayaquil, no Equador, para as quais a Azul reservou as aeronaves e as tripulações. Porém, devido à falta de pagamento por parte da agência, duas das três operações foram canceladas. A Azul orienta que os clientes impactados entrem em contato direto com a agência Outsider Tours para os devidos esclarecimentos e orientações“
Pacotes para Libertadores
Em agosto, a empresa havia anunciado a venda de pacotes para mais de 400 torcedores embarcarem para Guayaquil para assistir à final da Libertadores, cujos finalistas (Athletico-PR e Flamengo) ainda não haviam sido definidos.
O pacote oferecido pela agência incluía voo fretado, hospedagem e ingressos, com chegada em 27 de outubro e retorno no dia 30. O pacote mais barato saía por R$ 10.590, à época, com possibilidade de parcelamento em até seis vezes sem juros.
Outro lado
Procurada pela Máquina do Esporte, a Outsider Tours divulgou a nota oficial abaixo:
“A Outsider Tours informa que todos os passageiros que tiveram seus voos alterados vão embarcar e os ajustes necessários para a efetivação dos novos embarques já foram feitos, incluindo o remanejamento dos clientes para novos voos.
Mais de 170 passageiros já voaram e mais 170 clientes partem ainda hoje (27) para Guayaquil. Outros oito embarques também vão acontecer entre amanhã (28) e a madrugada do sábado (29).
Lamentamos o ocorrido, que aconteceu por conta de um cancelamento de voo da Euro Atlantic, mesmo depois de um contrato já ter sido firmado com a Outsider Tours previamente.
Reafirmamos que a Outsider solucionou as mudanças de horário o mais rápido possível. Nosso maior objetivo é garantir a todos os nossos clientes uma viagem tranquila para que possam celebrar a final da Libertadores no Equador”