O Tottenham se uniu à iniciativa “Race to Zero”, da Organização das Nações Unidas (ONU), e se comprometeu a zerar as emissões líquidas de carbono até 2040. O clube londrino se tornou signatário do Quadro de Ação Climática da entidade para esportes e pretende derrubar ao menos pela metade as emissões até 2030.
Atualmente, o Tottenham possui uma série de medidas de sustentabilidade em vigor, como o uso de energia 100% renovável e a utilização de iluminação 100% de led no Tottenham Hotspur Stadium e também em outras instalações do clube. Além disso, incentiva seus torcedores a não utilizarem plásticos descartáveis, assim como busca reduzir o consumo de água sempre que possível.
Por fim, todos os uniformes do time, produzidos pela Nike, são feitos de 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas, e a equipe viaja para partidas fora de casa em ônibus movidos a biocombustível, reduzindo, assim, em mais de 80% as emissões de gases poluentes.
Com tudo isso, o clube londrino se manteve, pelo terceiro ano seguido, no topo de uma tabela de sustentabilidade promovida pela Premier League. Produzido pela Sport Positive e apoiado pela ONU e pela rede BBC, o ranking leva em consideração os esforços de sustentabilidade dos clubes em 11 categorias, entre elas o impacto das partidas no meio ambiente e as iniciativas individuais de sustentabilidade.
“Ter mais uma vez ficado no topo da tabela da Sport Positive é um reconhecimento fantástico pelo trabalho que continua a ser entregue em nossa organização, e agora devemos nos desafiar a ir mais longe. Juntar-nos à Race to Zero, da ONU, é um próximo passo significativo na nossa jornada e nos fornece um caminho claro e metas de redução de emissões que estamos preparados para cumprir. Estamos ansiosos para trabalhar coletivamente com nossa equipe, jogadores, torcedores, parceiros e fornecedores para alcançar nossos objetivos”, declarou Donna-Maria Cullen, diretora executiva do Tottenham.
Vale destacar ainda que, no início da atual temporada, os time londrino sediou a primeira partida de futebol de elite com zero carbono do mundo. Os torcedores só foram autorizados a caminhar ou usar meios de transporte sustentáveis para assistir ao duelo contra o Chelsea, e o Tottenham ainda elevou o número de refeições vegetarianas e veganas disponíveis no estádio em 94%.
Na partida, até a emissora britânica Sky Sports conseguir reduzir as emissões de sua equipe de produção em 70% para atingir a meta de zero carbono líquido.