A Copa Betano do Brasil 2024 chegou ao fim no último domingo (10), quando o Flamengo superou o Atlético-MG na final e conquistou pela quinta vez em sua história o torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A competição contou com mais de 120 partidas, disputadas desde fevereiro, que reuniram os principais clubes do Brasil em fases de mata-mata e foram responsáveis por recordes de audiência na televisão aberta e mais de 1,8 milhão de torcedores nos estádios.
Confira a seguir os três principais motivos que fazem com que a Copa Betano do Brasil seja uma das competições mais desejadas pelos clubes e pelos torcedores dentro do calendário do futebol brasileiro.
1) Audiência
A Copa Betano do Brasil 2024 foi exibida na televisão aberta pela Globo, enquanto o Sportv exibiu partidas entre os canais por assinatura e o Premiere foi o responsável pelas transmissões no pay-per-view.
Pela internet, as plataformas de streaming Amazon Prime Video e Globoplay, que exibe a programação do Grupo Globo, contaram com jogos do torneio.
Na TV aberta, pelo segundo ano consecutivo, a Globo transmitiu a Copa Betano do Brasil 2024 a partir das oitavas de final. Com o jogo de volta entre Corinthians e Grêmio, a emissora obteve 21 pontos de audiência e 39% de participação sobre o número de TVs ligadas (share) na Grande São Paulo. Os dados são da Kantar Ibope Media.
Nas quartas de final, os confrontos entre Flamengo e Bahia foram destaques de audiência. No Rio de Janeiro, o jogo de ida alcançou 27 pontos, com 46% de share. A volta registrou a mesma pontuação, mas com 48% de participação.
A Globo também exibiu os jogos entre Corinthians e Flamengo pelas semifinais. A ida gerou 30 pontos de audiência no Rio de Janeiro, com 51% de share, enquanto a volta atingiu 32 pontos e 50% de participação.
Naturalmente, as finais foram os jogos mais assistidos da Copa Betano do Brasil 2024. O primeiro duelo entre Flamengo e Atlético-MG gerou 33 pontos e 56% de participação no Rio de Janeiro.
Já o confronto de volta resultou na maior audiência da Globo com o torneio nesta temporada: 34 pontos com 57% de share na Cidade Maravilhosa. Na faixa horária das 16h dos domingos, a partida se tornou o recorde desde 5 de dezembro de 2022, quando o Brasil superou a Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.
2) Público
A Copa Betano do Brasil 2024 contou com um público superior a 1,8 milhão de pessoas em seus 122 jogos durante a temporada. Os jogos de ida e volta da final entre Flamengo e Atlético-MG foram responsáveis por 112 mil torcedores.
A tendência no torneio é que o número de torcedores diminua a partir da terceira fase, quando a Copa do Brasil passa a contar com menos jogos. A média de público, porém, segue o caminho contrário, já que as partidas têm cada vez mais apelo no decorrer das fases e passam a ser realizadas em estádios maiores.
Na primeira fase, a Copa Betano do Brasil 2024 teve um público de 101 mil pessoas em 40 jogos, uma média de 2,5 mil por duelo. Na etapa seguinte, a segunda fase, 20 partidas levaram 109 mil torcedores para os estádios, aproximadamente 5,4 mil por disputa.
Na terceira fase, os embates passam a ter ida e volta, o que gera um impacto grande no público total, que passou a ser de 613 mil nos 32 jogos, uma média de 19 mil.
As oitavas de final tiveram um público de 436 mil torcedores, mais de 27 mil por partida, enquanto nas quartas, 315 mil torcedores foram aos estádios, uma média de 39 mil em cada jogo.
As semifinais seguiram a tendência no público total, com 154 mil pessoas nos estádios, mas obtiveram uma média de 21 mil por jogo, inferior ao registrado nas quartas de final. O número se deu por conta do Vasco, que disputou essa fase em São Januário, estádio que pode receber no máximo 21 mil torcedores.
A final, com apenas dois jogos, teve um público superior ao observado nas duas primeiras fases, de 112 mil pessoas. Com partidas no Maracanã e na Arena MRV, a decisão entre Flamengo e Atlético-MG contou com uma média superior a 56 mil torcedores por disputa.
3) Premiação
A Copa Betano do Brasil é a competição em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) distribui a maior premiação do futebol brasileiro. Nesta temporada, o Flamengo embolsou R$ 73,5 milhões apenas pela conquista do título sobre o Atlético-MG. Considerando-se os valores recebidos ao longo da competição, o time rubro-negro encerrou sua participação no torneio com mais de R$ 93 milhões em premiações.
Na primeira fase, a premiação variou de acordo com a divisão nacional ocupada pelos clubes. Aqueles que disputam a Série A receberam R$ 1,47 milhão pelo avanço, enquanto os times da Série B embolsaram R$ 1,3 milhão e os das demais séries faturaram R$ 787,5 mil.
A segunda fase seguiu o mesmo padrão, com R$ 1,785 milhão para as equipes da Série A, R$ 1,47 milhão para os clubes da Série B e R$ 945 mil para os das demais divisões.
A partir da terceira fase, todos os participantes foram bonificados com o mesmo valor pelas classificações, recebendo R$ 2,205 milhões. Nas oitavas de final, a quantia cresceu para R$ 3,465 milhões.
Nas quartas de final, as equipes que avançaram receberam R$ 4,515 milhões, enquanto os clubes que se classificaram para as finais acumularam mais R$ 9,45 milhões.
Na final, o vice-campeão recebeu menos da metade do valor garantido pelo vencedor. O Flamengo, que levantou a taça, levou R$ 73,5 milhões, enquanto o Atlético-MG ficou com R$ 31,5 milhões.
Os altos valores se tornam ainda mais relevantes quando se considera a quantidade de jogos necessários para o título. As equipes que entram na terceira fase, caso do Flamengo, podem ser campeãs com apenas 10 partidas, enquanto aquelas que disputam desde a primeira fase realizam no máximo 12 duelos.
No Brasileirão Betano, por exemplo, as equipes participantes disputam 38 partidas durante toda a competição. Em 2023, o campeão da Série A, o Palmeiras, recebeu R$ 47,5 milhões da CBF pelo título, 51% do valor total que o Flamengo embolsou com a Copa Betano do Brasil 2024.