Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Alta

Triunfo do Palmeiras na Libertadores rende recorde ao SBT

Redação Publicado em 06/01/2021, às 15h41

Imagem Triunfo do Palmeiras na Libertadores rende recorde ao SBT

O SBT conseguiu, com o Palmeiras na Libertadores, a sua maior audiência nos últimos dois anos. A vitória tranquila do time brasileiro sobre o River Plate, pela semifinal do torneio sul-americano, na Argentina, fez com que a emissora tivesse alta no Ibope; o canal chegou a ameaçar a liderança da Globo.

Na média, foram 16 pontos, com 25% de participação nas televisões ligadas ao longo da partida, em São Paulo. A Globo, com novela e filme, ficou com média de 25 pontos, e 39% de participação.

O jogo no SBT também contou com uma concorrência mais amena para triunfar. Pela primeira vez desde que passou a transmitir a Libertadores, o canal não teve outro jogo ao vivo na Globo e nem mesmo o reality show A Fazenda, da Record, que costuma ter audiência alta.

Palmeiras teve vitória tranquila na Argentina (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Se, para o SBT, a audiência mostrou que a Libertadores foi uma boa aposta, para os clubes e para o torneio, a emissora continua sem entregar números que a Globo costumava obter.

Em 2019, por exemplo, a emissora carioca exibiu a semifinal da Libertadores para São Paulo e, mesmo sem um time da cidade, conseguiu quase o dobro do Ibope. A partida entre Grêmio e Flamengo, o primeiro jogo para decidir o finalista da competição daquele ano, registrou 30 pontos de média na capital paulista, com participação 46% das televisões ligadas.

No Rio de Janeiro, em 2019, o jogo do Flamengo chegou a 47 pontos na Globo. Neste ano, sem um time da cidade e com o SBT, o resultado da semifinal foi bem mais modesto: o canal paulista ficou com apenas nove pontos de média.

Em 2021, cada ponto do Ibope na Grande São Paulo represente 76.577 domicílios, ou 205.377 indivíduos. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, são 49.809 domicílios, ou 125.721 indivíduos.