O Turista FC, agência de viagens especializada em experiências esportivas, lançou, nesta quinta-feira (9), um pacote de viagem para levar os torcedores do Fluminense para assistir ao Mundial de Clubes, que será disputado em Jidá, na Arábia Saudita, de 12 a 22 de dezembro.
O produto lançado inclui a parte terrestre, com seis noites em hotel (quarto duplo), traslado do aeroporto para o hotel e do hotel para o estádio, ida e volta, além de ingressos para semifinal e final. Esse pacote sai a partir de R$ 11.532 (com pagamento em seis vezes de R$ 1.922), mas não inclui a parte aérea, o que deve fazer com que o total fique entre R$ 22 mil e R$ 23 mil.
“A Fifa abriu ontem [quarta-feira (8)] a venda de ingressos para a semifinal. Para a final, fizemos acordo com a empresa de hospitalidade do estádio. Pelo contrato, haverá três horas de festa pré-jogo, com alimentos e bebidas inclusos, e mais uma hora pós-jogo”, contou João Paulo Fernandes, sócio do Turista FC, em entrevista à Máquina do Esporte.
A empresa de turismo contou com a consultoria de Marina Nishitani, CEO da MNishitani Consultancy, consultoria especializada no mercado da Arábia Saudita. A executiva, que atua próximo ao Ministério do Turismo saudita e será a entrevistada do Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, no dia 28 de novembro, trabalhou na montagem do pacote em parceria com o Turista FC.
“Apesar da Arábia estar nos holofotes do mundo, com todo mundo falando dela, existem coisas muito peculiares que ainda são desconhecidas da nossa cultura. Então, é importante ter uma empresa séria oferecendo um produto seguro ao seu cliente e que já tenha experiência no mercado saudita. Assim, é possível oferecer toda estrutura e apoio durante toda a viagem”, afirmou Marina.
A expectativa do Turista FC é levar entre 150 e 200 torcedores do Fluminense para a Arábia Saudita. Quem for, também terá opção de contratar atrações à parte, como visita ao deserto, com direito a andar de camelo e de buggy, jantar e atividades esportivas, além de passeios de barco e lancha e uma visita à estrutura utilizada no GP da Arábia Saudita, que está no calendário da Fórmula 1 desde 2021.
“Até para não encarecer o produto, a gente não inclui no pacote esses opcionais. Jidá é uma cidade bem bonita, litorânea. O hotel já oferece piscina. Em frente a ele, há um calçadão para caminhadas. Tem praias no Mar Vermelho e muito shoppings. A cidade já tem bastante coisa para fazer”, destacou Fernandes.
Cultura local
Para quem for visitar a Arábia Saudita, o empresário dá dicas para não ter problemas com o lugar. As bebidas alcoólicas, por exemplo, são proibidas no país, e não vale a pena tentar burlar essa regra, pois o visitante poderá ter problema com a polícia.
“Cerveja na Arábia Saudita só se for zero álcool”, enfatizou.
Outra dica importante é que apenas em algumas praias e piscinas de hotéis há áreas especiais onde são permitidas roupas de banho, como sungas e biquínis. Na dúvida, é bom perguntar sempre na recepção do hotel ou para o agente de turismo local que esteja apoiando a excursão.
“O país está passando por um processo de abertura, até para receber mais turistas. Mas as coisas não acontecem da noite para o dia”, disse o agente de viagens.
Segundo Fernandes, há vários aspectos positivos em visitar a Arábia Saudita. O país é extremamente seguro para os visitantes, com índices muito baixos de violência. Por conta das temperaturas extremas durante o dia, comércio e restaurantes ficam abertos até tarde, isso quando não funcionam 24 horas. Além disso, é fácil transitar pela cidade de Uber, aplicativo muito usado em Jidá.
“Estava esperando deparar com algumas dificuldades logísticas com alimentação, mas não tive. Há muita opção de alimentação ocidental para quem não gosta da comida local. Também existe um enorme número de lojas de marcas internacionais nos shoppings locais”, finalizou Fernandes.