A Turquia foi a seleção de futebol que mais cresceu em seguidores no mês de início da disputa da Euro e da Copa América, encerradas no último domingo (14).
Segundo o ranking digital do Ibope Repucom, a seleção turca desbancou, no mês de junho, inclusive a Espanha, que seria campeã da competição europeia, e a Argentina, vencedora do torneio sul-americano e atual campeã da Copa do Mundo. Foram 1,6 milhão de novos inscritos considerando as cinco principais plataformas (Facebook, Instagram, X, YouTube e TikTok).
Esse número representa um aumento significativo de 40,16% nas redes sociais da Federação Turca de Futebol. A segunda posição no levantamento ficou com a Espanha, com 1,549 milhão de novos fãs (crescimento de 11%). O estudo contou com as 50 seleções que já disputaram uma edição da Copa do Mundo da Fifa.
Top 5
A seguir, vieram Colômbia (1,469 milhão), Inglaterra (1,424 milhão) e Argentina (1,34 milhão). Ou seja, justamente as finalistas de Euro e Copa América mais a Turquia formaram o Top 5.
As cinco equipes somaram mais de 7 milhões de novos seguidores desde o início das competições. O resultado corresponde a 53% dos mais de 14 milhões de inscritos entre os perfis oficiais das 50 seleções analisadas.
O time turco, que chegou às quartas de final da Euro, deveu seu bom desempenho ao Instagram, responsável por 67% dos novos seguidores. No TikTok, a Turquia viu um aumento de 100% em sua base de fãs.
Espanha
A Espanha também teve melhor desempenho no Instagram, responsável por 1 milhão dos novos seguidores da Fúria (70%).
Com estes ganhos, a base digital da equipe chegou a 15,8 milhões de inscrições em seus perfis oficiais.
Colômbia
A Colômbia se destacou ao liderar o crescimento entre as seleções no Instagram (1,2 milhão de novos inscritos), no X (75 mil) e no Facebook (200 mil), neste último dividindo a liderança com a Argentina.
Como consequência, a Colômbia atingiu a marca de 16,9 milhões de inscritos na somatória total de suas contas digitais.
Inglaterra
A Inglaterra, vice-campeã da Euro, registrou seu melhor desempenho no Instagram (793 mil novos inscritos) e no TikTok (500 mil), o que representou 91% de todo o ganho inglês.
O English Team também se destacou ao figurar como o segundo maior crescimento no YouTube (70 mil) e no X (62 mil).
Com esses resultados, a Inglaterra desbancou o Brasil e agora figura na 2ª posição no ranking global de inscrições em redes sociais entre seleções de futebol com maiores bases digitais do mundo, com 40,5 milhões de inscrições em seus perfis oficiais.
Argentina
A Argentina fecha o Top 5 de seleções que mais somaram novos fãs em seus perfis. A atual bicampeã da Copa América viu 80% do seu ganho vindo do Instagram, o que contribuiu para que a seleção atingisse a marca de 14,5 milhões de inscritos na plataforma, e de 27 milhões de inscrições na somatória total de suas mídias digitais.
Brasil
Com a campanha discreta na Copa América, na qual obteve uma vitória e três empates, sendo eliminada nos pênaltis para o Uruguai nas quartas de final, a seleção brasileira figurou no 11° lugar dos maiores crescimentos ao somar apenas 307 mil novos seguidores entre suas plataformas oficiais.
Desse número, 98% vieram do Instagram. Apesar do desempenho técnico na Copa América, é importante ressaltar que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não conta com um perfil oficial no TikTok por conta do patrocínio do concorrente Kwai à entidade.
Na comparação com as demais seleções do mundo, o Brasil continua possuindo a maior página no Facebook (com 12 milhões de inscritos), a segunda maior conta no Instagram (17,8 milhões) e o terceiro maior canal no YouTube (com 1,7 milhão de inscritos), atrás de França e Inglaterra.