Pular para o conteúdo

Uefa altera regras de suspensão por cartões amarelos e cronômetros nos estádios para 2026/2027

Jogadores passarão a ser suspensos ao acumularem quatro cartões, enquanto estádios poderão manter o relógio rolando durante os acréscimos

Harry Kane comemora gol marcado pelo Bayern de Munique em jogo da Champions League - Divulgação / Champions

⚡ Máquina Fast
  • Jogadores serão punidos com suspensão apenas após acumular quatro cartões amarelos na temporada 2026/2027 da Uefa.
  • A mudança considera o novo formato com oito jogos na fase de grupos, aumentando oportunidades para cartões amarelos.
  • Cronômetros nos estádios passarão a mostrar o tempo adicional de forma progressiva para maior transparência.
Pontos-chave gerados por IA, com edição jornalística.Feito por shiftx

A Uefa determinou duas mudanças de regras para a temporada 2026/2027 que se aplicarão para suas competições de clubes: Champions League, Europa League e Conference League. As novas determinações alteram punição para cartões amarelos acumulados e definem diretrizes para os cronômetros nos estádios.

A mudança mais significativa está relacionada aos cartões amarelos. A partir de agora, os jogadores só serão punidos com um jogo de suspensão depois de acumularem quatro cartões amarelos, um a mais do que as regras atuais definem.

A definição adequa a punição para o novo formato das competições europeias em que as equipes disputam oito partidas durante a fase de grupos, antes mesmo nos mata-matas. Os dois jogos a mais, em comparação com o formato antigo, naturalmente oferecem mais oportunidades para jogadores levarem cartões amarelos.

Com a punição passando a ser aplicada apenas com o quarto cartão, a Uefa diminui as chances de jogadores serem suspensos. Do ponto de vista comercial, isso pode evitar que grandes estrelas fiquem fora de ação por conta disso, o que poderia diminuir o apelo de alguns jogos.

Cronômetro

A nova regra de marcação de tempo nos estádios não oferece grandes impactos na dinâmica do jogo, mas aumenta a transparência para os torcedores que estiverem acompanhando as partidas ao vivo. 

A Uefa definia que os cronômetros deveriam ser paralisados quando chegassem a 45 e 90 minutos, independentemente do jogo ter acréscimos dados pelos árbitros. A nova regra prevê que o tempo poderá continuar a ser mostrado de forma progressiva durante o tempo adicional indicado pela arbitragem,

Com isso, a entidade reguladora do futebol europeu espera oferecer maior clareza em relação ao tempo real em que o jogo foi disputado.