A Uefa a Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla em inglês) confirmaram a Relevent Sports como agência para negociar os direitos de transmissão da Champions League. A UC3, joint-venture entre a Uefa e a ECA nomeou a empresa como parceira mundial de marketing e vendas para suas competições masculinas de clubes por seis temporadas (2027/2028 a 2032/2033).
A notícia não foi inesperada, já que a UC3 revelou no mês passado que havia entrado em “um período exclusivo de negociação” com a empresa sediada em Nova York.
O anúncio havia marcado o fim do relacionamento de 30 anos da Uefa com a Team Marketing, agência suíça que ajudou a tornar a Champions uma das maiores marcas do esporte global.
Trajetória
Fundada em 2012, a Relevent se tornou a agência de direitos comerciais de futebol mais procurada na América do Norte, o mercado mais atraente do esporte.
Controlada pelo incorporador imobiliário norte-americano Stephen Ross, dono do Miami Dolphins da NFL, a Relevent deixou sua marca pela primeira vez com a International Champions Cup, torneio de pré-temporada que começou nos EUA em 2013 e depois se espalhou para Ásia e a Europa.
Tendo construído um relacionamento com Barcelona e Real Madrid, a Relevent assinou acordo de 15 anos com LaLiga em 2018 para promover a competição na América do Norte. Isso resultou na tentativa de organizar dois jogos da temporada, incluindo um El Clasico, nos EUA em 2019.
Preocupada com o potencial impacto na MLS, a US Soccer se recusou a sancionar os jogos. A Relevent respondeu levando a US Soccer e a Fifa ao tribunal.
No ano passado, a Relevent liberou a Fifa da ação, o que muitos acreditam ter sido o primeiro passo para o relaxamento da proibição de ligas nacionais realizarem jogos competitivos no exterior.
Em um comunicado à imprensa para anunciar o acordo, a UC3 disse que escolheu a Relevent porque ela veio com uma “visão inovadora, dinâmica e voltada para o futuro”.
A Relevent agora “construirá uma empresa focada exclusivamente no desenvolvimento e comercialização” desses torneios.
Essa “entidade construída com propósito específico” ajudará a UC3 a aumentar o valor de todos os seus direitos para os próximos dois ciclos comerciais, com o processo de vendas para o ciclo de 2027-2033 começando no meio do ano.
Crescimento
A Relevent já mostrou que consegue extrair mais dinheiro das emissoras dos EUA do que a Team, já que a Uefa separou os direitos norte-americanos de suas competições de clubes em 2021.
A medida rapidamente deu resultado quando a CBS Sports concordou em pagar US$ 250 milhões por temporada durante seis anos, um aumento de 150% em relação ao acordo anterior.
“Este acordo nos ajudará a permanecer na vanguarda de um cenário em constante evolução e mudança, maximizando o valor entregue por nossos programas comerciais para nossos parceiros e stakeholders”, comentou Guy-Laurent Epstein, codiretor administrativo da UC3.
É claro que a Uefa facilitou a tarefa da Relevent nesta temporada ao expandir todas as suas três competições de clubes para criar muito mais jogos para serem comercializados.
Outro resultado provável dessa mudança é que a Relevent ajudará a UC3 a criar ainda mais conteúdo relacionado ao futebol para vender aos meios de comunicação na forma de eventos de abertura, sorteios e premiações anuais.
Talvez ainda seja um pouco cedo para pensar em uma Final Four da Champions em Los Angeles, mas uma cerimônia da Bola de Ouro em Miami pode estar próxima.