A Uefa e a Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla em inglês) confirmaram a Relevent Sports como agência para negociar os direitos de transmissão da Champions League. A UC3, joint-venture entre a Uefa e a ECA, nomeou a empresa como parceira mundial de marketing e vendas para suas competições masculinas de clubes por seis temporadas (2027/2028 a 2032/2033), o que também engloba Europa League e Conference League.
A notícia não foi inesperada, já que a UC3 revelou, no mês passado, que havia entrado em “um período exclusivo de negociação” com a empresa sediada em Nova York.
O anúncio havia marcado o fim do relacionamento de 30 anos da Uefa com a Team Marketing, agência suíça que ajudou a tornar a Champions uma das maiores marcas do esporte global.
Trajetória
Fundada em 2012, a Relevent se tornou a agência de direitos comerciais de futebol mais procurada da América do Norte, o mercado mais atraente do esporte.
Controlada pelo incorporador imobiliário norte-americano Stephen Ross, dono do Miami Dolphins, da NFL, a Relevent deixou sua marca pela primeira vez com a International Champions Cup, torneio de pré-temporada que começou nos EUA em 2013 e depois se espalhou para Ásia e Europa.
Tendo construído um relacionamento com Barcelona e Real Madrid, a Relevent assinou um acordo de 15 anos com a LaLiga em 2018 para promover a competição na América do Norte. Isso resultou na tentativa de organizar dois jogos da temporada, incluindo um El Clásico, nos EUA, em 2019.
Preocupada com o potencial impacto na MLS, a US Soccer se recusou a sancionar os jogos. A Relevent respondeu levando a US Soccer e a Fifa ao tribunal.
No ano passado, a Relevent liberou a Fifa da ação, o que muitos acreditam ter sido o primeiro passo para o relaxamento da proibição de ligas nacionais realizarem jogos competitivos no exterior.
Em um comunicado à imprensa para anunciar o acordo, a UC3 disse que escolheu a Relevent porque ela veio com uma “visão inovadora, dinâmica e voltada para o futuro”.
A Relevent agora “construirá uma empresa focada exclusivamente no desenvolvimento e comercialização” desses torneios.
Essa “entidade construída com propósito específico” ajudará a UC3 a aumentar o valor de todos os seus direitos para os próximos dois ciclos comerciais, com o processo de vendas para o ciclo de 2027 a 2033 começando no meio do ano.
Crescimento
A Relevent já mostrou que consegue extrair mais dinheiro das emissoras dos EUA do que a Team, já que a Uefa separou os direitos norte-americanos de suas competições de clubes em 2021.
A medida rapidamente deu resultado quando a CBS Sports concordou em pagar US$ 250 milhões por temporada durante seis anos, um aumento de 150% em relação ao acordo anterior.
“Este acordo nos ajudará a permanecer na vanguarda de um cenário em constante evolução e mudança, maximizando o valor entregue por nossos programas comerciais para nossos parceiros e stakeholders”, comentou Guy-Laurent Epstein, codiretor administrativo da UC3.
Vale destacar que a Uefa facilitou a tarefa da Relevent nesta temporada ao expandir todas as suas três competições de clubes para criar muito mais jogos para serem comercializados.
Outro resultado provável dessa mudança é que a Relevent ajudará a UC3 a criar ainda mais conteúdo relacionado ao futebol para vender aos meios de comunicação na forma de eventos de abertura, sorteios e premiações anuais.
Talvez ainda seja um pouco cedo para pensar em um Final Four da Champions em Los Angeles, mas, nos bastidores, fala-se que uma cerimônia da Bola de Ouro em Miami já pode estar próxima.