Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Superliga

Uefa inicia trâmites para aplicar sanções a Real Madrid, Barça e Juventus

Redação Publicado em 12/05/2021, às 12h54

Imagem Uefa inicia trâmites para aplicar sanções a Real Madrid, Barça e Juventus

A Uefa deu início a procedimentos para estudar possíveis sanções contra os clubes que ainda defendem a Superliga. A federação europeia de futebol abriu uma investigação disciplinar contra Real Madrid, Barcelona e  Juventus, que como sanção máxima poderia levar a uma proibição de dois anos de competir na Liga dos Campeões.

A Uefa examinará se a Superliga incorreu em uma "violação potencial do quadro legal". Por enquanto, nenhuma outra informação foi fornecida sobre a investigação em andamento, que será conduzida pelo comitê de ética e regulamentação disciplinar.

Somado ao veto potencial da Liga dos Campeões é uma possível multa de 100 milhões de euros se eles continuarem no projeto da Superliga, como relatado na semana passada. Os nove clubes restantes que inicialmente aderiram à nova competição assinaram um acordo com a Uefa para permanecer dentro do sistema de competição da federação.

O acordo é com o Atlético de Madri, Manchester United e City, Liverpool FC, Chelsea, Arsenal, Tottenham, AC Milan e Inter. Cada um deles pagará essa multa "se tentarem jogar em uma competição não autorizada", uma penalidade que será reduzida para 50 milhões "se violarem qualquer outro compromisso que tenham assumido na declaração de compromisso do clube".

Para começar, eles já assumiram que 5% do que deveriam receber em um ano pela Champions ou Europa League não serão cobrados.