Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / De olho no Brasil

Uefa lança concorrência para escolher agência de mídia

Redação Publicado em 05/03/2021, às 13h43

Imagem Uefa lança concorrência para escolher agência de mídia
UEFA busca nova agência de marketing
Crédito: Reprodução

A Uefa abriu concorrência para procurar uma agência de mídia externa para realizar promoções e serviços de marketing de suas competições durante o ciclo de 2021-22 a 2023-24.

Um convite à apresentação de propostas (ITT) emitido pelo órgão indica que a agência escolhida será responsável pela compra da mídia e pelo desenvolvimento de estratégias de marketing e campanhas para a organização, bem como pela entrega de ativações de patrocínio em todos os canais de mídia social da Uefa.

Entre outras coisas, o documento exige que os candidatos forneçam provas de suas habilidades para trabalhar em um ambiente global, com foco especial na Europa, Brasil, Índia e China. Além disso, as agências terão que mostrar detalhes de estudos de casos bem sucedidos com outros clientes.

O ITT também inclui uma exigência para que a agência em questão realize análises regulares, relatórios e painéis sobre o sucesso dessas campanhas que aderem à própria metodologia de relatórios da Uefa.

A organização disse que o ciclo de 2021 a 2024 oferece "uma oportunidade ideal" para garantir que sua estrutura de agência de mídia "atenda às necessidades e objetivos em evolução da Uefa". Sobre este ponto, o ITT faz referência às tentativas do órgão dirigente de alavancar e coletar mais dados de primeira mão e suas atividades crescentes na China.

A Uefa atualmente utiliza uma combinação de equipes internas e agências externas para ativar suas campanhas de marketing.

As equipes internas tendem a lidar com a gestão do relacionamento com o cliente e têm historicamente ativado direitos de patrocínio e campanhas de marketing para o futebol feminino, venda de ingressos e licenciamento. A compra de mídia da Uefa tem sido tipicamente conduzida por uma agência externa.

Além disso, a agência Two Circles fornece alguns serviços de marketing por e-mail para a federação e aconselha as federações membros da Uefa sobre dados e estratégias de marketing através do programa central de apoio ao desenvolvimento de negócios da Uefa Grow.