Pular para o conteúdo

Uhlsport e Topper dominam fornecimento de bolas nos Estaduais 2026

Marcas concentram acordos com 20 federações nesta temporada; Penalty mantém contrato com Campeonato Paulista

Modelo Samba Pro, da Topper, estará presente nos campos de 10 estaduais ao redor do Brasil - Divulgação

Modelo Samba Pro, da Topper, estará presente nos campos de 10 estaduais ao redor do Brasil - Divulgação

O fornecimento das bolas oficiais dos Campeonatos Estaduais 2026 está majoritariamente concentrado em duas marcas: a alemã Uhlsport e a brasileira Topper. Juntas, as empresas fornecem o material esportivo para 20 federações estaduais, liderando este mercado.

A Topper mantém sua tradição no mercado brasileiro, enquanto a recém-chegada Uhlsport mantém estratégia agressiva, avançando tanto em torneios estaduais como nacionais. 

Uhlsport

A Uhlsport ampliou de forma consistente sua presença no país nos últimos anos. A entrada da marca no futebol brasileiro ocorreu em 2022, quando fechou contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para fornecer a bola da Série D do Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, o acordo foi expandido para incluir também as Séries B e C, com validade até o final de 2027.

Além das competições nacionais, a empresa alemã avançou de maneira significativa nos Campeonatos Estaduais a partir de 2025, quando se tornou a bola oficial de nove federações estaduais.

Em 2026, a empresa alemã será a fornecedora do equipamento em dez torneios estaduais: Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima e Sergipe.

Além das bolas das divisões nacionais e de alguns torneios estaduais, a Uhlsport também trouxe outros artigos esportivos para o Brasil, focando principalmente nas luvas de goleiro.

A empresa é patrocinadora de alguns atletas do futebol feminino e masculino, entre eles Carlos Miguel, do Palmeiras; Letícia, a Lelê, do Corinthians e da seleção brasileira, e Santos e Mycael, do Athletico Paranaense.

Brasileiras

A Topper, por sua vez, mantém domínio nos estaduais. A marca estará presente em dez competições no primeiro semestre, levando o modelo Samba Pro aos gramados de Acre, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Rondônia.

Outra marca brasileira importante no setor é a Penalty, que será a fornecedora em três competições em 2026: Paulistão, Paraense e Potiguar.

O destaque fica para a parceria duradoura com a Federação Paulista de Futebol (FPF), iniciada em 2019. Com isso, a Penalty chegará ao oitavo ano consecutivo como bola oficial do Campeonato Paulista.

Outras

Entre as demais federações, três (Amazonense, Capixaba e Sul-Mato-Grossense) tem acordo com a Kagiva.

A Federação Tocantinense, até o momento, não anunciou qual será a bola oficial de seu campeonato. Desde 2024, a Euro foi a fornecedora do torneio local, após rescisão do contrato com a Vips Bolas no início de 2024.