A União Europeia (UE) aprovou o acordo entre a LaLiga e a CVC Capital Partners, liberando os fundos da investidora para que sejam distribuídos aos clubes.
Inicialmente, o primeiro pagamento da CVC aos times da LaLiga deveria ter sido feito no final de dezembro. No entanto, ainda sem a aprovação do acordo pela UE, a liberação da verba havia sido adiada.
Assim, o primeiro pagamento de € 400 milhões (R$ 2,49 bilhões) será distribuído entre os 38 clubes da LaLiga que votaram a favor do acordo. Desse grupo, não fazem parte Real Madrid, Barcelona, Athletic Bilbao e Ibiza.
Apesar dessa liberação, tanto a LaLiga como os clubes que aprovaram o acordo aguardam decisões de diferentes Tribunais de Justiça, já que os clubes contrários ao contrato entraram com ações para tentar derrubar o acordo.
O investimento da CVC obriga os times a destinar ao menos 70% dos recursos para investimentos em infraestrutura, desenvolvimento internacional de marcas e produtos, estratégias de comunicação, planos de inovação e tecnologia, e desenvolvimento de conteúdo em plataformas digitais e redes sociais. Os clubes poderão destinar 15% do montante para aquisição de jogadores e outros 15% para pagamento de dívidas.