Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Internacional

Uninter desenvolverá cursos on-line com o Porto, de Portugal

Primeiro curso da parceria será sobre Gestão Executiva no Futebol, a ser lançado em 2022

Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 03/11/2021, às 14h10 - Atualizado às 14h20

Presidente do Porto, Nuno Pinto da Costa (esq.), e diretor de marketing da Uninter, Mario Henrique Thomé, assinaram acordo - Divulgação / Uninter
Presidente do Porto, Nuno Pinto da Costa (esq.), e diretor de marketing da Uninter, Mario Henrique Thomé, assinaram acordo - Divulgação / Uninter

O Centro Universitário Internacional (Uninter) fechou uma parceria com o Futebol Clube do Porto, de Portugal, para oferecer uma série de cursos a distância na área esportiva para estudantes brasileiros. Na última sexta-feira (29), um encontro entre o presidente do clube português, Jorge Nuno Pinto da Costa, e Mario Henrique Thomé, diretor de marketing e captação do Grupo Uninter, selou a parceria entre as duas instituições.

Pelo acordo, o conteúdo do curso a distância será gravado e ministrado por profissionais do FC Porto Football Science Institute, projeto de formação do clube português que reúne conhecimento científico e empírico, e ministrado pelos colaboradores do time.

O primeiro curso previsto pela parceria será a pós-graduação em Gestão Executiva no Futebol. Seu lançamento para o todo o Brasil será a partir do ano que vem.  

“Essa parceria é muito importante para o nosso posicionamento no mercado brasileiro e para podermos, em conjunto, melhorar e proporcionar aprendizagem esportiva de qualidade a milhares de pessoas”, disse Pinto da Costa, presidente do Porto. 

A Uninter, faculdade com origem em Curitiba, no Paraná, possui cerca de 400 cursos de pós-graduação em seu portfólio, mas nenhum curso de alto desempenho voltado para profissionais do futebol brasileiro.

“Primeiro, escolhemos o Porto pela língua, que é nativa do Brasil e isso ajuda muito o entendimento do conteúdo por parte dos alunos, mas também escolhemos pelo know-how, que forma atletas e tem capacidade de gerir pessoas com excelência”, afirmou Mario Henrique Thomé.

O acordo foi intermediado pela agência OpúsMultipla, que aproximou Porto e Uninter.

“Identificamos a demanda por uma maior profissionalização na gestão do futebol brasileiro. E essa parceria inovadora entre duas marcas fortes em seus segmentos, gerando negócios e conhecimento, tem o potencial de contribuir para a transformação futura do esporte”, disse Rodrigo Havro Rodrigues, CEO da agência.

A parceria com o Porto ajudará no processo de internacionalização da Uninter. A instituição tem, atualmente, 12 polos de ensino no exterior, sendo nove nos Estados Unidos, dois na Europa e um na Ásia. A ideia, com esses polos, é oferecer educação a distância aos brasileiros que vivem no exterior.