Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Inclusão social

Vasco e Bmg transmitirão jogos do clube com narração em Libras

Ação teve início nesta segunda-feira (6), na derrota vascaína para o Avaí por 3 a 1

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 07/09/2021, às 11h15

Para celebrar ação, Vasco entrou em campo com o logotipo do Bmg em Libras na camisa - Divulgação
Para celebrar ação, Vasco entrou em campo com o logotipo do Bmg em Libras na camisa - Divulgação

Parceiros há quase três anos, Vasco e Bmg decidiram realizar mais uma ação em conjunto, dessa vez de olho na melhora da inclusão social no futebol brasileiro. De forma inédita, clube e patrocinador passarão a transmitir todos os jogos do cruz-maltino na Série B do Campeonato Brasileiro com narração em Libras, linguagem utilizada pelos deficientes auditivos.

A ação já teve início nesta segunda-feira (6), na derrota vascaína para o Avaí por 3 a 1, em jogo válido pela 23ª rodada da competição. Para chamar atenção para a iniciativa e também em homenagem ao Setembro Surdo, os jogadores do clube carioca entraram em campo com o logotipo do Bmg em Libras na camisa.

"O futebol é a paixão de muitos brasileiros, e essa parceria visa a inclusão social de pessoas que, infelizmente, ainda não contavam com esse tipo de ferramenta para compartilhar da experiência de narração do jogo. Nossa intenção é utilizar o esporte como um agente transformador da sociedade, como instrumento de inclusão e multiplicador de boas iniciativas para, inclusive, outros clubes brasileiros", destacou Alexandre Winandy, diretor de marketing e digital do Bmg.

Com as transmissões nesse formato, os torcedores que se comunicam apenas por sinais poderão assistir aos jogos inteiramente na linguagem que dominam. Para isso, deverão acessar a transmissão por um link específico, da plataforma Signum Web, que será exibido na VascoTV e nas redes sociais do Vasco durante os pré-jogos do da Série B.

Para ajudar ainda mais a causa, serão leiloadas também, via Play For a Cause, dez camisas com a logomarca especial utilizadas no jogo. O dinheiro arrecadado será doado para a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis). O leilão será iniciado nesta quarta-feira (8).

"Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de cidadãos brasileiros são surdos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, ou seja, não escutam absolutamente nada. Portanto, a iniciativa pioneira é essencial para que também os torcedores cruz-maltinos com problemas auditivos possam aproveitar todo o espetáculo que só o futebol consegue proporcionar, e reafirma os valores de inclusão social, tanto do Vasco quanto do Bmg", finalizou Alexandre Winandy.