A Volt Sport lançou uma linha de camisas pré-jogo que alerta sobre problemas climáticos para os 11 clubes brasileiros que patrocina. América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Criciúma, Figueirense, Fortaleza, Joinville, Remo, Santa Cruz, Vila Nova e Vitória ganharam novas peças.
Os novos uniformes terão tecidos provenientes de garrafas PET e etiquetas feitas com papel semente de margarida, que poderão ser plantadas no meio ambiente pelos torcedores. A linha foi batizada de “Desaquece”, um trocadilho feito com a linha “Aquece”, projeto que a empresa lançou nos últimos dois anos, e traz temáticas relacionadas à sustentabilidade.
“No processo de criação, a idealização dos uniformes não passa apenas pelo design, mas também buscamos idealizar projetos que carreguem legados para a sociedade”, comentou Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport.
“Utilizar a exposição do uniforme de um clube é uma forma eficaz para chamar a atenção para problemas que todos nós estamos enfrentando. A presença do papel semente deixa a coleção ainda mais especial, é uma experiência que o torcedor poderá ter depois de comprar o uniforme”, acrescentou.
Estiagem
Os uniformes de Fortaleza, América, Santa Cruz e Vila Nova trazem referências da estiagem, também chamada de seca, no país.
Todas as camisas trazem o símbolo do clube no centro, abaixo do logo da Volt Sport, e são majoritariamente brancas. As peças de América-MG, Santa Cruz e Fortaleza trazem detalhes em roxo, preto e azul, respectivamente, com o desenho de um solo rachado, comum em regiões secas do Brasil.
A camisa do Vila Nova segue o mesmo padrão, porém traz o desenho de uma árvore seca na parte frontal.
Poluição no ar e oceanos
Em Santa Catarina, Avaí e Figueirense terão peças focadas na poluição nos mares, enquanto a camisa do Joinville chama atenção para a contaminação do ar.
A camisa do Avaí traz a arte de uma onda, enquanto a do Figueirense conta com uma imagem simbolizando o petróleo derramado nos mares. A peça feita para o Joinville apresenta o desenho de uma fumaça preta.
Queimadas
Botafogo-SP, Criciúma, Remo e Vitória trazem detalhes focados nas queimadas no país.
As camisas de Botafogo-SP e Criciúma contam com o desenho de uma chama, que ocupa a parte central, nas cores vermelha e amarela, respectivamente. A peça feita para o Vitória também traz uma imagem semelhante, porém mais próxima da barra frontal.
A versão do Remo conta com o desenho de uma árvore em formato de pulmões, posicionado na parte superior do peito, com um de seus lados em chamas. A peça traz detalhes em verde claro.