Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Mais um

XP diz que Botafogo foi vendido a John Textor, dono do Crystal Palace

No Instagram, Pedro Mesquita, sócio de fundo de investimentos, diz que pré-contrato foi assinado nesta sexta-feira

Erich Beting - São Paulo (SP) Publicado em 24/12/2021, às 17h01

Botafogo é o primeiro clube a negociar a venda de Sociedade Anônima do Futebol para um investidor estrangeiro - Divulgação
Botafogo é o primeiro clube a negociar a venda de Sociedade Anônima do Futebol para um investidor estrangeiro - Divulgação

O torcedor do Botafogo terá mais um motivo para celebrar o Natal. Na tarde desta sexta-feira (24), o sócio da XP Investimentos Pedro Mesquita afirmou que o clube assinou um pré-acordo de venda para o empresário americano John Textor, que é dono de 18% do Crystal Palace, da Inglaterra.

"Gostaria de parabenizar o Botafogo pela assinatura de acordo com o grupo liderado pelo americano John Textor! Mais um clube que escolheu o caminho da profissionalização! Parabéns a todos os envolvidos!", declarou Mesquita em sua conta no Instagram.

O executivo já havia sido quem tinha "vazado" a aquisição de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro pelo ex-jogador Ronaldo. A XP, assim como acontece no clube mineiro, é responsável por encontrar um comprador para o Botafogo.

O acordo do clube carioca deve conceder ao grupo de Textor o controle majoritário da SAF. Será a primeira vez que um time de futebol brasileiro de grande torcida passa a ser controlado por um investidor estrangeiro. 

De acordo com o jornalista André Rizek, do Grupo Globo, Textor deverá fazer um primeiro aporte para cobrir os custos do Botafogo no primeiro semestre de 2022. Esse valor servirá também como forma de assegurar a aquisição do clube. 

O negócio ainda não foi oficializado pelo clube ou por Textor.