Canal Olímpico aumenta recorde de visualizações em quase 330% com domingo de transmissões do Pan

Ginástica artística do Brasil conquistou a medalha de prata por equipes no feminino - Miriam Jeske / COB

O Canal Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB) conquistou um recorde significativo em seu primeiro fim de semana de transmissões dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que começaram na última sexta-feira (20).

As competições exibidas neste domingo (22) geraram 1,2 milhão de visualizações, superando em quase 330% a marca anterior do canal para outro evento, que pertencia ao Campeonato Mundial de Ginástica Artística, quando a brasileira Rebeca Andrade duelou com a norte-americana Simone Biles pela medalha de ouro no individual geral.

“Ficamos muito surpresos com esse resultado porque no domingo é um dia que tivemos jogos do Brasileirão e Fórmula 1 [GP dos Estados Unidos], entre outros eventos. Há muita concorrência pela atenção do público”, destacou Paulo Conde, diretor de comunicação do COB, em entrevista à Máquina do Esporte.

“Esses dias já provaram que o Pan está chegando aos brasileiros, com muitos comentários nas redes sociais e até reclamações de brasileiros no exterior que não conseguem acessar o canal, já que há um bloqueio geográfico nas transmissões”, contou o executivo.

No sábado (21), os quatro canais disponíveis para exibir a competição, que fazem homenagem a quatro ícones da história olímpica do Brasil (Maria Lenk, Adhemar Ferreira da Silva, Aída dos Santos e Chiaki Ishii), já haviam obtido 1,1 milhão de visualizações.

À ocasião, o Canal Olímpico dividiu as transmissões com Sportv (TV fechada) e Cazé TV (streaming). Em Santiago, o público brasileiro só tem acesso às competições em plataformas de streaming: Canal Olímpico, Cazé TV e PanSports (este último com narração em espanhol).

Visibilidade

O Pan-Americano deste ano não conta com transmissão ao vivo de nenhuma TV aberta ou fechada no Brasil, algo que não acontecia há 44 anos. Não houve acordo entre a PanAm Sports e as emissoras nacionais. Por conta disso, o COB resolveu comprar os direitos do evento para o streaming e realizar a transmissão própria em parceria com a Cazé TV.

“Foi uma estratégia do COB para não deixar o fã de esporte olímpico sem transmissão em território nacional. Também contempla nossas entregas comerciais aos patrocinadores do Comitê Olímpico”, contou Conde.

As 17 empresas que têm parceria comercial com o Time Brasil possuem direito a visibilidade de marca durante as transmissões do Pan no Canal Olímpico. São patrocinadores do COB: Águia Branca, Ajinomoto, Aliança Francesa, Estácio de Sá, Grupo Águia, Havaianas, Kraft Heinz, Max Recovery, Medley, Mormaii, NewOn, Peak, Smart Fit, Riachuelo, Subway, Vivo e XP.

Para compensar a ausência na TV aberta e fechada do segundo principal evento do ciclo olímpico, o COB ofereceu propriedades comerciais aos patrocinadores. Assim, a XP apresenta o quadro de medalhas da competição, por exemplo, enquanto a Vivo tem os direitos sobre a agenda de competições do dia.

Já a Cazé TV vendeu oito cotas de patrocínio para as transmissões do Pan, sendo que metade delas também são patrocinadoras do COB. São cotistas do canal no evento: Medley, Pixbet, XP, Havaianas, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Smart Fit, Netshoes e Unicesumar

Inscrições

Além de ganhos de audiência e visibilidade aos patrocinadores, outro dos objetivos do COB com as transmissões do Pan-Americano de Santiago é aumentar o total de inscritos no Canal Olímpico. Com três dias de Pan, a plataforma teve um aumento de 23% no número de inscritos e já conta com uma base de 160 mil fãs.  

“Temos a expectativa de, até o fim dos Jogos Pan-Americanos, nos tornarmos o canal de um Comitê Olímpico Nacional com mais inscritos no mundo. Os Estados Unidos hoje lideram, com 240 mil inscrições”, afirmou Conde.

Se mantiver a média atual de crescimento, isso acontecerá na próxima segunda-feira (30). Mas é esperado que, com o decorrer das competições, o Pan-Americano “pegue” entre os torcedores brasileiros, fazendo com que esse aumento seja ampliado ao longo dos próximos dias.

A seleção brasileira masculina de futebol, por exemplo, um dos carros-chefes do Pan, estreia nesta segunda-feira (23), às 18h, contra os Estados Unidos. A seleção brasileira feminina, por uma bizarrice da PanAm Sports, está fora do Pan. Apenas as equipes que ficassem entre o 3º e o 5º lugares na Copa América garantiriam vaga. E o Brasil ficou com o título da competição.

Apesar disso, há outros possíveis canhões de audiência para o Canal Olímpico, como as finais de outros esportes coletivos, como basquete, handebol, vôlei e vôlei de praia, que também devem atrair muitos fãs às transmissões.

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