Pular para o conteúdo

Maquinistas: A trajetória de Fernando Meligeni para se firmar como um empreendedor “pés no chão”

Em entrevista concedida ao podcast da Máquina do Esporte, ex-tenista contou um pouco de sua trajetória como homem de negócios

Fernando Meligeni concedeu entrevista ao podcast Maquinistas - Arte / Máquina do Esporte

Acostumado a enfrentar duras disputas em quadra, nos tempos de tenista profissional, Fernando Meligeni se preparou, próximo ao fim da carreira como atleta, para encarar novos desafios profissionais.

Em entrevista concedida ao podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, o ex-jogador e atual comentarista de tênis contou um pouco de sua trajetória como empreendedor.

Na conversa com os apresentadores Erich Beting e Gheorge Rodriguez, Fininho explicou que buscava um modelo de investimento em que pudesse acompanhar de perto o dia a dia do negócio. “Decidi que tudo aquilo em que eu fosse entrar, eu estaria presente”, disse.

A decisão de empreender, recorda-se ele, ganhou força na medida em que se aproximava o momento de sua aposentadoria nas quadras.

LEIA MAIS: Maquinistas: Fernando Meligeni celebra boa fase do tênis brasileiro, mas recomenda cuidado e trabalho em dobro

LEIA MAIS: Maquinistas: Para Fernando Meligeni, chance de massificar o tênis no Brasil é agora, mas passa por boa gestão

LEIA MAIS: Maquinistas: Atletas deveriam se expor apenas naquilo em que são relevantes, diz Fernando Meligeni

“Quando eu estava parando de jogar, contratei Ana Cristina Pereira e pedi para fazer uma coisa de empresário, diferente. Falei: ‘Estou parando de jogar daqui a dois anos. Eu gostaria que, cada vez que eu voltasse para o Brasil, você me apresentasse um negócio, para ver onde vou me meter'”, afirmou Meligeni.

A lista dos os investimentos que ele cogitou realizar incluem óculos solares, bar e até mesmo uma grife própria de roupas.

Foi assim até que ele recebeu um convite da antiga MTV Brasil (que era operada pelo Grupo Abril e ficou no ar até 2013), para atuar no programa MTV Sports.

“Percebi que queria ficar no meu mundo. Não tenho objetivo de ter um avião. Não quero ser ‘biliardário’. E não pago esse preço [sacrificar a vida pessoal em nome dos ganhos financeiros]. Hoje, às 6h da manhã, eu estava levando meu filho à escola. Vou sair daqui [da entrevista] e buscar meu filho no inglês”, disse Fininho.

Atualmente, além de ser comentarista da ESPN, Meligeni atua em uma gama variada de negócios, incluindo clínicas e curso online de tênis, livro, podcast e ainda atua como embaixador das marcas Fila, Engie e Claro.

“Tento gerenciar um pouco de cada coisa. Sou bem pé no chão. Empreender sem loucura. Quero viver, quero ter meu tempo, quero viajar, quero estar com meus filhos”, afirmou Meligeni.

Assista ao podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação do ex-jogador e comentarista de tênis Fernando Meligeni, disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube: