Fernanda Arechavaleta, diretora de marketing e reputação da Centauro, afirmou que entender quem não é um potencial consumidor e o que falta para que o seja faz parte das ações de inovação da empresa. A espécie de estratégia inversa foi explicada durante o último episódio do Maquinistas, transmitido ao vivo, nesta terça-feira (12), às 11h (horário de Brasília), no canal do YouTube da Máquina do Esporte.
“É [necessário] entender profundamente quem é este consumidor, e, se não for, o que ele precisa para ser. É entender quais são os pontos de conexão dele com o esporte. Para mim, inovar é olhar para essas oportunidades de conexão e transformar isso em produtos e serviços”, afirmou Fernanda.
No programa, com apresentação de Erich Beting e Gheorge Rodriguez, a diretora respondeu a perguntas sobre as estratégias de marketing mais recentes da varejista esportiva.
Arena Centauro
Para alcançar os objetivos da empresa, o grupo utiliza a Arena Centauro, localizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), como um laboratório de comportamento de consumo. De acordo com Fernanda, essa unidade não é uma loja convencional, mas sim uma rede de experiências que mapeia tendências de esportistas, torcedores e entusiastas do esporte.
“A ideia é ser um varejo para além do varejo, entendendo que a gente precisa engajar as pessoas de forma mais contundente, e não apenas para gerar uma compra. Eu quero criar um relacionamento com o consumidor”, destacou a diretora.
Além disso, Fernanda abordou temas como liderança e gestão de equipes, fazendo uma analogia com seu esporte favorito, o rúgbi, e enfatizando a importância de todos na equipe compartilharem um objetivo comum, ao mesmo tempo em que cada indivíduo tem seu próprio brilho.
Fernanda também destacou que a Centauro tem investido no futebol feminino, sendo detentora dos direitos de transmissão do Paulistão Feminino, bem como compartilhou detalhes sobre a parceria com Marta e o lançamento da linha Go Equal.
Confira o programa na íntegra: