O marketing esportivo passou por diversas fases e está vivendo a “era da conversão”. A opinião é de Bernardo Pontes, fundador e CEO da Alob Sports, além de colunista da Máquina do Esporte. Em sua participação no Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, nesta terça-feira (16), o executivo apontou que os patrocínios, para prosperarem, precisam gerar retornos financeiros imediatos às marcas.
Na avaliação de Pontes, o objetivo das marcas ao investirem em patrocínios no esporte está em constante mudança. No cenário atual, as empresas buscam mais do que apenas visibilidade ou ativações com seus investimentos.
“A gente viveu uma era em que as empresas investiam nos esportes para ter visibilidade. Depois, vivemos uma era em que elas passaram a investir para ter a oportunidade de fazer ativações e relacionamentos. Agora, estamos vivendo a era da conversão, em que cada centavo que você coloca precisa voltar. Se essa conta não fechar, o patrocínio não vai ser renovado”, analisou.
Durante a participação, o executivo também comentou as diversas vertentes do marketing esportivo, como ativação e marketing de influência, e a importância dos atletas nesse mercado.
“Há certamente uma fragmentação por parte dos executivos de marketing nos seus investimentos. Porque, a partir do momento em que ele olha para seus ativos, começa a entender qual deles performou melhor. No segundo ano, ele vai enxugando até encontrar a estratégia perfeita para o seu negócio”, afirmou.
Confira abaixo, na íntegra, o bate-papo de Bernardo Pontes com Erich Beting e Gheorge Rodriguez, no canal da Máquina do Esporte no YouTube: