A indústria esportiva mundial deve crescer 7,3% nos próximos três a cinco anos na opinião de especialistas. O resultado faz parte da mais recente pesquisa divulgada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), empresa global de consultoria e auditoria.
O estudo reuniu 411 líderes esportivos de todo o mundo para analisar o estado atual da indústria esportiva e suas expectativas para os próximos três a cinco anos. Os resultados apontam para um cenário de crescimento no setor.
“Apesar das incertezas econômicas, a indústria permanece otimista e pronta para o crescimento. Este verão em particular destaca o poder de atração que os esportes continuam a ter, da Euro 2024 aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024“, comentou Clive Reeves, líder global de esportes da PwC
Investimento
De acordo com a pesquisa, a procura pelo setor esportivo está se tornando cada vez maior principalmente por conta de seu crescimento contínuo de receita, potencializado por acordos de mídia e patrocínios.
Entre os especialistas, 41% acredita que as principais áreas de investimento serão times e ligas, com jogos (22%) e tecnologia (17%) na sequência. Neste cenário, os investimentos minoritários e joint ventures se destacam, com sua popularidade destacada por 36% dos participantes.
Esporte feminino
Com um crescente aumento de interesse, os esportes femininos também devem crescer nos próximos anos. Na opinião dos executivos, o setor tem seu potencial de crescimento impulsionado por eventos como a Copa do Mundo feminina de 2023 e a competição de basquete feminino universitário, o NCAA.
Diante de um cenário de aumento de interesse, os especialistas preveem um crescimento de dois dígitos nos próximos três a cinco anos. Para eles, o aumento da cobertura da mídia tem sido crucial.
Como meios para atrair novos públicos, 18% dos executivos citaram o aumento da promoção, como publicidade e preços dos ingressos, enquanto 16% valorizaram a transmissão de eventos esportivos femininos e 13% mencionaram a melhoria da experiência do “matchday”.
IA Generativa
A inteligência artificial generativa, aquela capaz de gerar texto, imagens ou outros meios de resposta, foram citadas como oportunidades de crescimento para as organizações esportivas.
Os setores de mídia (26%), tecnologia (21%) e fantasy/apostas (16%) devem ser os maiores beneficiados, por conta do potencial de criação de conteúdo, distribuição e engajamento de torcedores proporcionado pela IA generativa.
Ainda assim, 59% dos líderes esportivos apontam não existir uma estratégia clara para utilização da tecnologia. Os resultados sugerem que equipes, ligas e federações têm sido mais lentas em adotar a ferramenta.
A tendência é que as organizações evoluam sua utilização à medida que novas soluções cheguem ao mercado.