Os gastos globais com direitos de mídia esportiva devem ultrapassar US$ 78 bilhões em 2030, um aumento de 20% em relação aos números de 2025. O dado é resultado de um estudo desenvolvido pela Ampere Analysis, que afirmou que a crescente concorrência dos serviços globais de streaming por direitos considerados premium de transmissões esportivas ao vivo ajudará a impulsionar esse mercado.
De acordo com o levantamento, quase metade desse valor (US$ 36 bilhões) estará concentrado nos EUA. Isso porque as próximas grandes renovações de direitos no país impulsionarão o aumento dos gastos, com a NFL explorando a possibilidade de renegociar seus contratos domésticos já no próximo ano. A MLB também se prepara para negociar novos contratos para o próximo ciclo, que vai além de 2028.
E vale lembrar que a NBA colocou em prática os novos acordos com ESPN, Amazon e NBC na atual temporada. Com duração de 11 anos, eles somam US$ 76 bilhões no total.
Europa e Ásia
O estudo ainda destaca que, na Europa, os investimentos em direitos de mídia esportiva devem crescer 17%, passando de US$ 18,3 bilhões em 2025 para US$ 21,3 bilhões em 2030. Isso já foi demonstrado no acordo fechado pela Paramount, que adquiriu a Champions League no Reino Unido e na Alemanha. Netflix e Amazon Prime Video também cogitam abrir os cofres pelos direitos da competição em outros mercados do continente.
Já na Ásia, os gastos aumentarão de US$ 7,2 bilhões este ano para US$ 9,9 bilhões em cinco anos. O principal impulsionador seria o críquete, com novos contratos na Índia para a Indian Premier League (IPL) e para os torneios do Conselho Internacional de Críquete (ICC) a partir de 2027.
“Os direitos esportivos continuam sendo um fator confiável de geração de valor na mídia. Grandes renegociações nos EUA moldarão o próximo ciclo de direitos, incluindo a MLB e, potencialmente, a NFL, e isso pode impulsionar ainda mais os gastos globais”, disse Dan Harraghy, gerente sênior de pesquisa esportiva da Ampere Analysis.
