Uma grande novidade chegará à indústria do esporte brasileiro em 2025. Em parceria com a Máquina do Esporte, a Horizm, empresa de inteligência artificial (IA) especializada na valoração de ativos digitais e patrocínio em plataformas digitais, além de automação-profissionalização da relação com patrocinadores, lançará um ranking mensal. A partir da próxima segunda-feira (17), vamos mostrar um conteúdo inédito, que mede qual o valor por fã nas redes sociais dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, bem como o engajamento das equipes nas redes sociais.
Reconhecida como o maior e mais tradicional veículo da indústria esportiva no Brasil, a Máquina do Esporte terá acesso exclusivo aos dados e insights da Horizm, empresa de sportstech espanhola que atua no Brasil desde 2021. O ranking mensal contará com duas métricas principais: as impressões geradas em cinco redes sociais (TikTok, Instagram, YouTube, X e Facebook) e o valor por fã de cada clube.
“A Horizm trabalha com mais de 200 propriedades digitais em 20 modalidades esportivas e 24 países. Trabalhamos com clubes da Premier League, franquias dos Estados Unidos, torneios de Grand Slam e confederações internacionais, entre outros. O Brasil é um mercado essencial, onde temos uma presença significativa. Lançar esse ranking no Brasil é muito simbólico, e fazê-lo ao lado da Máquina do Esporte, referência em credibilidade no setor, nos honra imensamente”, destacou Pedro Mestriner, CEO da Horizm.
A métrica de valor por fã, criada pela Horizm com base em dados adquiridos diretamente das plataformas digitais, é uma inovação para o setor. Ela representa a capacidade de uma liga ou equipe de gerar valor a partir de seu inventário digital per capita, calculada ao dividir o inventário total pela audiência.
“Há 20 anos a Máquina do Esporte procura mostrar caminhos para a indústria do esporte se desenvolver. Quando a Horizm nos procurou e propôs a parceria para divulgar um dado inédito para o mercado, que é o valor por fã dos clubes, vimos mais uma ferramenta para ajudar os tomadores de decisão que atuam na indústria e são a nossa base de clientes. A ideia é que o ranking Máquina-Horizm traga ao mercado uma base para levar a conversa sobre performance digital a um novo nível”, enfatizou Erich Beting, fundador e CEO da Máquina do Esporte.
Expansão da parceria e novos estudos
Além do ranking mensal que trará informações detalhadas sobre os 20 clubes da Série A, a parceria entre Máquina do Esporte e Horizm incluirá outros rankings e estudos voltados para grandes eventos esportivos, como o Mundial de Clubes da Fifa, a Copa do Mundo da Fifa e os Jogos Olímpicos, entre outros.
“A Horizm está consolidada no Brasil, e, hoje, contamos com mais de 20 clientes locais, como COB [Comitê Olímpico do Brasil], CBV [Confederação Brasileira de Vôlei], CBAt [Confederação Brasileira de Atletismo], NBB [Novo Basquete Brasil], Stock Car, Bahia, São Paulo, Santos, Fluminense, Flamengo, Botafogo e Athletico-PR, entre outros. Com o ranking, além de agregar valor à marca pela parceria com a Máquina do Esporte, queremos democratizar nossos dados e insights. As impressões são métricas amplamente conhecidas, mas o valor por fã é algo exclusivo da Horizm. Essa métrica permite avaliar quanto vale cada seguidor dos 20 clubes da Série A, nivelando a competição independentemente do tamanho da base de fãs. No final, quem apresentar mais engajamento estará na frente”, explicou André Stepan, head de desenvolvimento de negócios da Horizm no Brasil e na América Latina, além de colunista da Máquina do Esporte.