O Rede Tênis Brasil (RTB), instituição sem fins lucrativos que utiliza o tênis como ferramenta de transformação social, anunciou, nesta terça-feira (28), a chegada de Mariana Miné para o cargo de CEO. A executiva deixou a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) para assumir o lugar que antes era ocupado por Raphael Barone.
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Mariana tem experiência no setor esportivo e empresarial. Entre dezembro de 2020 e 2024, foi CEO da Confederação Brasileira de Rugby, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo de liderança executiva em uma entidade máxima do esporte olímpico brasileiro.
Mariana também possui passagens em cargos de liderança em empresas como Ambev e Unilever, além de ter sido fundadora e CEO de uma empresa de alimentos para animais.
“Assumir como CEO do Rede Tênis Brasil é uma grande honra e responsabilidade. Sempre fui fã de tênis e apaixonada por impactar positivamente a vida de jovens, e acredito profundamente que o esporte é uma ferramenta incrível para transformar realidades. Espero que minha experiência no mercado corporativo e no esporte contribua significativamente para o crescimento do RTB”, disse Mariana Miné.
Raphael Barone, que esteve à frente do RTB nos últimos cinco anos, seguirá na instituição como membro do Conselho Administrativo. O executivo manifestou confiança no trabalho da nova CEO.
“A Mariana é, hoje, uma referência em gestão esportiva, tendo trilhado uma carreira dentro do mercado corporativo em grandes empresas, e liderado, com muito sucesso, o rugby do Brasil nos últimos quatro anos”, comentou.
“Ela chega com todos os méritos para liderar o RTB neste novo ciclo e dar continuidade ao que foi construído nos últimos anos. Estamos muito contentes com a chegada dela, e confiantes com o sucesso do RTB para os próximos anos. Me junto ao Conselho e darei todo apoio a ela nesta nova fase”, concluiu.
Projeto
O Rede Tênis Brasil tem como objetivo formar atletas e, mais do que isso, utilizar o esporte como instrumento de transformação social. A instituição busca democratizar o acesso ao tênis e utilizá-lo como ferramenta para capacitação dentro e fora das quadras.
“Quero continuar e expandir o legado deixado pelo Raphael, que realizou um trabalho incrível à frente da entidade, levando o tênis a impactar a vida de milhares de jovens em todo o país, e reforçou o RTB como o principal projeto de massificação e formação de tenistas juvenis do Brasil”, afirmou Mariana Miné.
“Seguimos fortes na missão de transformar vidas através do tênis, formando cidadãos, e contribuir de forma contundente para que o Brasil seja um país cada vez mais forte no tênis mundial através da formação de juvenis”, acrescentou.
No Australian Open juvenil, que terminou no último final de semana, os quatro brasileiros que estiveram em quadra são ou já passaram pelo Time RTB. Nauhany Silva, Guto Miguel e Pedro Dietrich fazem parte da equipe atualmente, enquanto Victoria Barros esteve no time por dois anos antes de ir treinar na França.
“Isso só reforça que o RTB está no caminho certo e cumprindo sua missão. Será um orgulho contribuir e fazer parte dessa história”, completou a nova CEO.
CBRu
A Confederação Brasileira de Rugby, por sua vez, passará a contar com Alexandre Chiofetti como CEO de forma interina. Mariana Miné seguirá na organização como membro do Conselho de Administração.
Alexandre Chiofetti é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do Conselho de Administração da CBRu desde 2021. O executivo defendeu a seleção brasileira de rugby e atuou por três clubes na carreira: Bandeirantes, Poli e Pasteur, tendo sido presidente deste último no final dos anos 1990.
Chiofetti possui experiência em gestão e permanecerá no cargo até a conclusão de processo seletivo para a vaga.