A multinacional japonesa de eletrônicos Panasonic decidiu encerrar o acordo de patrocínio que possui com o Comitê Olímpico Internacional (COI) no fim deste ano. Com isso, chegará ao fim uma parceria de 37 anos, uma vez que a marca fechou pela primeira vez com a entidade em 1987, antes dos Jogos de Seul 1988.
Em um comunicado oficial, a Panasonic afirmou que “’revisa continuamente como o patrocínio deve evoluir com considerações de gestão mais amplas”. Até os Jogos de Paris 2024, recém-encerrados, a empresa apoiava o COI com tecnologias, produtos e serviços voltados para o segmento em que é especializada.
“Nos últimos 37 anos, adquirimos muitas experiências valiosas por meio das nossas atividades de patrocínio Top [nome dado ao programa principal de patrocínios do COI] e aprofundamos os nossos laços com os fãs do esporte e com atletas de todo o mundo”, afirmou Yuki Kusumi, presidente-executivo do Grupo Panasonic.
“Gostaríamos de expressar a nossa gratidão ao presidente Bach [Thomas Bach, presidente do COI] e ao COI, que têm sido nossos parceiros ao longo dos anos na construção de um mundo melhor por meio do esporte. Estamos muito honrados por ter apoiado o principal evento esportivo do mundo mais uma vez este ano em Paris com tecnologia de ponta, produtos, pessoal de gestão e outros serviços operacionais do grupo”, acrescentou.
De acordo com o site britânico SportsPro Media, o programa Top foi responsável por cerca de US$ 2,3 bilhões da receita total de US$ 7,6 bilhões alcançada pelo COI durante o último ciclo olímpico, ou seja, em torno de 30%. Não se sabe, no entanto, quanto desse valor equivale ao valor pago especificamente pela Panasonic.
“O COI compreende e respeita plenamente que o Grupo Panasonic tem de adaptar a sua estratégia empresarial. Portanto, esta parceria está terminando de forma respeitosa e amigável. O COI gostaria de agradecer à Panasonic e ao presidente-executivo do grupo, Yuki Kusumi, por quase quatro décadas de estreita parceria”, disse Thomas Bach.
Panasonic segue Toyota
Com o anúncio da saída da Panasonic, já são duas as marcas que deixam o programa Top do COI após Paris 2024. No fim de maio, de acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo, a Toyota informou à entidade que não renovará o contrato. O motivo seria uma insatisfação “com a forma como o comitê tem gastado o dinheiro do patrocínio”. No caso da montadora, o acordo terá durado apenas 8 anos.
Com as saídas de Toyota e Panasonic, o programa Top do COI deixa de ter 15 patrocinadores, caindo para 13. E a lista pode diminuir ainda mais, uma vez que outras três empresas, Atos, Bridgestone e Intel, ainda não se pronunciaram sobre uma possível renovação. Os três acordos expirarão até dezembro deste ano.
Por outro lado, as outras 10 marcas estão confirmadas para o ciclo de Los Angeles 2028. A lista conta com Airbnb, Alibaba, Allianz, Coca-Cola, Corona Cero, Deloitte, Omega, Procter&Gamble (P&G), Samsung e Visa.