A qualidade e competitividade do jogo são os principais fatores de atração para o público assistir a eventos esportivos ao vivo. Segundo uma pesquisa da YouGov, esse fator é determinante para 62% dos homens e 44% das mulheres.
“Em um período em que os eventos esportivos ganham cada vez mais visibilidade e podem servir como palco para as mais diversas ações de marcas, é preciso entender claramente o que desejam seus públicos nesses ambientes e como se relacionar com eles, oferecendo o melhor marketing de experiência”, disse David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina.
A presença e o desempenho de jogadores atrai 23% do público feminino e 28% da torcida masculina. Já o conforto e a vista do local são fundamentais para 21% das mulheres e 24% dos homens.
Um dado interessante da enquete é que o custo e a acessibilidade do evento são importantes para apenas 21% das torcedoras e 24% dos torcedores.
Outros fatores que vêm abaixo estão a atmosfera e a energia da torcida (importantes para 20% das mulheres e 28% dos homens), transporte (18% das mulheres e 19% dos homens) e disponibilidade de alimentos (12% das mulheres e 15% dos homens). Para 31% das mulheres e 16% dos homens, nenhum desses fatores influencia o suficiente para que assistam às partidas.
Consumo
Jogos ou partidas ao vivo estão entre os eventos de maior preferência da audiência: 43% do público feminino e 65% do masculino.
Os reels de destaques e resumos atraem a atenção de 23% das mulheres e 24% dos homens, enquanto as notícias e análises esportivas têm a preferência de 20% das mulheres e 34% dos homens.
Documentários e perfis dos jogadores atraem menos a audiência, gerando interesse em apenas 13% das mulheres e 17% dos homens. Já vídeos de treinamento e instrução estão em um patamar ainda menor, com 10% das mulheres e 14% dos homens.
Por outro lado, há ainda um muro a ser transposto: 32% das mulheres e 15% dos homens apontam não consumir conteúdo esportivo.
Frequência
Um total de 24% das mulheres e 13% dos homens disseram que assistem somente aos principais torneios ou eventos. Já 22% das mulheres afirmaram não acompanhar, contra 11% dos homens.
A frequência chega a algumas vezes por mês para 17% delas e 18% deles. Já 12% das mulheres e 30% dos homens revelaram assistir aos eventos várias vezes por semana.
O público que vê esporte uma vez por semana conta com a adesão de 12% das mulheres e 17% dos homens. Os com menor interesse, que veem esporte menos de uma vez por mês, somam 7% das mulheres e 6% dos homens. Esse público praticamente iguala quem vê uma vez a cada 30 dias (6% das mulheres e 6% dos homens).
Metodologia
A metodologia utilizada pela YouGov Profiles nesta pesquisa foi alimentar dados coletados diariamente em uma amostra com mais de 70 mil brasileiros. Os dados do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e ponderados por idade, gênero e região.