Pular para o conteúdo

Sem Flamengo, 1190 Sports anuncia acordo de direitos internacionais do Brasileirão até 2027

Empresa fecha com todos os times da Série A da Libra e LFU, exceto com Rubro-Negro, que possui plataforma própria de transmissão

Neymar em ação pelo Santos em partida contra o Botafogo pelo Brasileirão 2025 - Reinaldo Campos / Santos

A 1190 Sports anunciou oficialmente nesta quinta-feira (10), que voltou a ser detentora dos direitos de transmissão internacional dos jogos do Campeonato Brasileiro para as próximas três temporadas (2025 a 2027).

“Estamos muito felizes por termos fechado este acordo e por termos novamente uma propriedade tão importante como o Brasileirão em nosso portfólio”, destacou Hernán Donnari, CEO e cofundador da 1190 Sports.

O acordo foi assinado pela empresa com representantes da Liga Forte União (LFU) e da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e inclui os direitos de transmissão internacional multiplataforma de todas as partidas da Série A do principal Campeonato Brasileiro. A exceção foi o Flamengo, que possui plataforma própria de transmissão, e não assinou o contrato conjunto.

A 1190 já deteve esses direitos entre 2020 e 2023, quando transmitiu mais de 2.400 horas de conteúdo ao vivo em mais de 150 países. De acordo com números divulgados pela empresa, as transmissões alcançaram um público potencial de mais de 650 milhões de pessoas até 2023, em 13 idiomas.

No ano passado, esses direitos ficaram com a Infront, que atravessou o negócio, mesmo após a 1190 ter firmado um acordo prévio com os clubes da LFU.

“Estamos orgulhosos de que os clubes nos tenham escolhido novamente para continuar trabalhando juntos e construir valor internacional”, diz Donnari.

Discussões

A finalização do contrato se arrastava havia dois meses. Como sinal de confiança na empresa, os clubes já haviam cedido esses direitos para veiculação internacional desde maio, fazendo com que o Brasileirão fosse retomado em plataformas como a Fanatiz, que atende principalmente o mercado latino nos EUA, mas conta com presença em 130 países em transmissões via streaming.

Segundo a Máquina do Esporte apurou, porém, apenas agora a empresa conseguiu finalizar a assinatura do contrato com os 19 clubes do Brasileirão.

 “Levar o futebol brasileiro ao público global amplia o potencial do produto, fortalece clubes, jogadores, campeonatos e patrocinadores, além de contribuir para o crescimento econômico do esporte. A consequência de tudo isso é a maior atração de investimentos, patrocínios e oportunidades comerciais”, destacou Marcelo Paz, presidente da LFU e CEO do Fortaleza.

Copa do Mundo de Clubes

O interesse pelo Brasileirão cresceu com a disputa da Copa do Mundo de Clubes. O Brasil foi o país com o maior número de representantes na primeira edição do torneio promovido pela Fifa, com quatro: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.  O Tricolor Carioca atingiu as semifinais, sendo o único time não europeu a chegar a essa fase.

Há ainda o interesse gerado pela presença de jogadores conhecidos internacionalmente, como Neymar (Santos) e Mephis Depay (Corinthians).

“Ainda há um longo caminho pela frente, mas cada acordo como esse nos aproxima do objetivo final: transformar o nosso campeonato em uma das ligas mais reconhecidas e valorizadas do mundo”, afirma Silvio Matos, diretor executivo de Libra.

No Brasil, a 1190 já transmite internacionalmente o Campeonato Paulista. Com o novo acordo, a empresa iniciou tratativas com diversas plataformas de mídia, em diferentes mercados, para aumentar o alcance internacional das transmissões do Campeonato Brasileiro em TV aberta, fechada, pay per view e streaming.