O Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, lançou no Reino Unido um sistema de pay-per-view para jogos da Ligue 1, a primeira divisão da França.
A cada rodada, três jogos estão disponíveis ao público, com destaque para “Le Classique”, entre PSG e Olympique de Marselha, que será disputado em 16 de março.
Cada jogo custa £ 2,49 (cerca de R$ 18). Não é necessário ser assinante do Prime Video para aproveitar o serviço.
O lançamento do PPV faz parte da ambição da Amazon de se tornar um agregador de conteúdos esportivos ao vivo. Além de direitos como Champions League e Premier League, o Prime Video também permite que o consumidor assine serviços de streaming de terceiros, incluindo Discovery+, Premier Sports e LaLiga TV, diretamente na plataforma.
A ideia é dar oportunidade para que detentores de direitos e emissoras alcancem um público mais amplo do que conseguiriam sozinhos e com preços flexíveis. O trunfo para isso é a ampla base de assinantes do serviço e a grande audiência que o futebol ao vivo proporciona.
No Reino Unido, a transmissão ao vivo da Amazon para Manchester City x Real Madrid, pela rodada de playoffs da Champions League foi assistida por mais de 4 milhões de pessoas. Foi a maior audiência de um evento esportivo ao vivo no Prime Video neste mercado.
DTC x PPV
Para oferecer o PPV na Amazon não é necessário que o serviço direto ao consumidor (DTC, na sigla em inglês) do campeonato esteja na plataforma. De fato, a Ligue 1 Pass não está disponível no Prime Video.
“Isso traz aos torcedores clientes do Prime Video mais escolha e flexibilidade, permitindo que eles aproveitem novas ligas e times a um custo baixo, sem a necessidade de compromissos ou assinaturas de longo prazo”, defende Tim Wood, chefe de direitos e negócios da Prime Video Sport Emea, área que abrange Europa, Oriente Médio e África.
“Esse novo mercado conectará as principais competições esportivas com milhões de lares que estão usando o Prime Video para consumir, alugar ou comprar conteúdos de esportes e entretenimento”, destaca Wood.
A Liga de Futebol Profissional (LFP), que gere a Ligue 1, comemorou o acordo com a Amazon pela possibilidade de alcançar novos públicos.
“Os fãs da Ligue 1 no Reino Unido se beneficiarão do amplo alcance da Prime Video”, diz Martin Aurenche, diretor de mídia da LFP Media.
“Isso marca outro passo à frente em nossa busca por novos modelos de negócios, após o lançamento bem-sucedido de nossa plataforma DTC, o Ligue 1 Pass, no Reino Unido há alguns meses”, acrescentou.
EUA
Nos Estados Unidos, a Main Street Sports (antiga Diamond Sports Group) disponibilizou suas redes esportiva regionais (RSNs), veiculadas na FanDuel Sports Network, no Prime Video com uma assinatura adicional.
A chegada das RSNs reforça o portfólio da Amazon nos EUA, que inclui a NFL e, a partir da próxima temporada, a NBA.