Botafogo cria plataforma de transmissão internacional para os próprios jogos no Brasileirão

Jeffinho tenta superar a marcação do Bahia na derrota do Botafogo por 2 a 1 - Vítor Silva / Botafogo

O Botafogo realizou a transmissão internacional de seu jogo contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo (5), pelo streaming, por meio da Botafogo TV, canal do time carioca no YouTube.

A iniciativa mostrou a partida, vencida pelo time baiano por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), para todo o planeta, exceto o Brasil.

Segundo o time alvinegro, “a ação é o primeiro passo do projeto de John Textor [dono da SAF do Botafogo] de potencializar a marca do clube pelo mundo e de alavancar negócios superiores ao modelo tradicional”.

Direitos internacionais

Essa, portanto, foi a razão do Botafogo rejeitar a assinatura do último acordo coletivo de direitos de transmissão dos jogos do Brasileirão para o exterior e para as plataformas de apostas. A ideia é adotar uma estratégia própria de negócios e de marca (branding).

Segundo o clube, inicialmente, os jogos do Botafogo como mandante serão exibidos no canal da equipe no YouTube. No entanto, a diretoria também busca assinar acordos com outros grandes players no exterior como uma forma de monetizar esse ativo.

Este não foi o primeiro jogo do Botafogo exibido de maneira própria para o exterior no torneio. A partida contra o Juventude, que terminou com goleada do Glorioso por 5 a 1, foi mostrada para mais de 50 países.

Audiência

Segundo o clube, Estados Unidos, França, Reino Unido, Portugal, Canadá e Turquia foram os países que lideraram o número de acessos. A totalização, porém, não foi divulgada.

Os jogos estão sendo narrados em inglês por Roby Porto, conhecido jornalista botafoguense, que domina bem o idioma. No Brasil, o sinal é bloqueado, já que a Globo é que detém os direitos de transmissão do Brasileirão.

Sair da versão mobile