A Brax Sports Assets confirmou com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o contrato de direitos de transmissão para a Band exibir a Série B do Campeonato Brasileiro 2024. A competição começou na sexta-feira passada (19) e, embora tenha sido anunciada pela confederação na madrugada do mesmo dia, a emissora ainda vivia um impasse para confirmar se entraria no grupo de players que mostrará o torneio.
Além da Band, fazem parte do pool de empresas que exibirão a Série B a Globo (apenas jogos do Santos como mandante) e a TV Brasil (TV aberta), Sportv (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Goat (streaming).
LEIA MAIS: Onde assistir à Série B do Brasileirão
Impasse
Na primeira rodada, a Band abriu mão de transmitir os jogos porque não conseguiu adequar sua programação aos horários disponíveis.
Por conta do fechamento do acordo às vésperas do início da competição e da impossibilidade de mudança nos horários por causa do Estatuto do Torcedor, a Série B acabou ficando fora da grade de programação da emissora.
Pelo acordo, é a Brax que pagará os custos pelos direitos de transmissão da Série B do Brasileirão. A Band será apenas a hospedeira do evento, pagando os custos da operação de exibir o torneio e podendo vender contratos publicitários.
Em uma parceria similar ao que faz durante o Campeonato Carioca, Band e Brax dividirão os ganhos comerciais arrecadados com a transmissão da competição.
CBF banca
Para assegurar uma verba mínima aos 20 clubes que disputam a Série B do Brasileirão, a CBF prometeu que bancará R$ 210 milhões para distribuir entre os times. Os acordos de exibição do campeonato não chegarão a esse montante. Então, se o contrato com a Band não fosse efetivado, a CBF teria prejuízo maior com o evento.
Pelos acertos de direitos de transmissão, o Grupo Globo terá direito a quatro jogos exclusivos por rodada, além das partidas do Santos como mandante, distribuídos entre Globo, Sportv e Premiere.
A TV Brasil mostrará três duelos, sendo um às sextas, outro aos sábados e o último aos domingos. Já o Goat terá direito de quatro a cinco jogos não exclusivos por rodada. Essas emissoras não terão direito aos confrontos do Santos quando o time da Vila Belmiro atuar em casa.