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Canal Olímpico aumenta recorde de visualizações em quase 330% com domingo de transmissões do Pan

Primeiro fim de semana de exibição das competições em Santiago obteve 2,3 milhões de acessos na plataforma de streaming do COB

Ginástica artística do Brasil conquistou a medalha de prata por equipes no feminino - Miriam Jeske / COB

O Canal Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB) conquistou um recorde significativo em seu primeiro fim de semana de transmissões dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que começaram na última sexta-feira (20).

As competições exibidas neste domingo (22) geraram 1,2 milhão de visualizações, superando em quase 330% a marca anterior do canal para outro evento, que pertencia ao Campeonato Mundial de Ginástica Artística, quando a brasileira Rebeca Andrade duelou com a norte-americana Simone Biles pela medalha de ouro no individual geral.

“Ficamos muito surpresos com esse resultado porque no domingo é um dia que tivemos jogos do Brasileirão e Fórmula 1 [GP dos Estados Unidos], entre outros eventos. Há muita concorrência pela atenção do público”, destacou Paulo Conde, diretor de comunicação do COB, em entrevista à Máquina do Esporte.

“Esses dias já provaram que o Pan está chegando aos brasileiros, com muitos comentários nas redes sociais e até reclamações de brasileiros no exterior que não conseguem acessar o canal, já que há um bloqueio geográfico nas transmissões”, contou o executivo.

No sábado (21), os quatro canais disponíveis para exibir a competição, que fazem homenagem a quatro ícones da história olímpica do Brasil (Maria Lenk, Adhemar Ferreira da Silva, Aída dos Santos e Chiaki Ishii), já haviam obtido 1,1 milhão de visualizações.

À ocasião, o Canal Olímpico dividiu as transmissões com Sportv (TV fechada) e Cazé TV (streaming). Em Santiago, o público brasileiro só tem acesso às competições em plataformas de streaming: Canal Olímpico, Cazé TV e PanSports (este último com narração em espanhol).

Visibilidade

O Pan-Americano deste ano não conta com transmissão ao vivo de nenhuma TV aberta ou fechada no Brasil, algo que não acontecia há 44 anos. Não houve acordo entre a PanAm Sports e as emissoras nacionais. Por conta disso, o COB resolveu comprar os direitos do evento para o streaming e realizar a transmissão própria em parceria com a Cazé TV.

“Foi uma estratégia do COB para não deixar o fã de esporte olímpico sem transmissão em território nacional. Também contempla nossas entregas comerciais aos patrocinadores do Comitê Olímpico”, contou Conde.

As 17 empresas que têm parceria comercial com o Time Brasil possuem direito a visibilidade de marca durante as transmissões do Pan no Canal Olímpico. São patrocinadores do COB: Águia Branca, Ajinomoto, Aliança Francesa, Estácio de Sá, Grupo Águia, Havaianas, Kraft Heinz, Max Recovery, Medley, Mormaii, NewOn, Peak, Smart Fit, Riachuelo, Subway, Vivo e XP.

Para compensar a ausência na TV aberta e fechada do segundo principal evento do ciclo olímpico, o COB ofereceu propriedades comerciais aos patrocinadores. Assim, a XP apresenta o quadro de medalhas da competição, por exemplo, enquanto a Vivo tem os direitos sobre a agenda de competições do dia.

Já a Cazé TV vendeu oito cotas de patrocínio para as transmissões do Pan, sendo que metade delas também são patrocinadoras do COB. São cotistas do canal no evento: Medley, Pixbet, XP, Havaianas, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Smart Fit, Netshoes e Unicesumar

Inscrições

Além de ganhos de audiência e visibilidade aos patrocinadores, outro dos objetivos do COB com as transmissões do Pan-Americano de Santiago é aumentar o total de inscritos no Canal Olímpico. Com três dias de Pan, a plataforma teve um aumento de 23% no número de inscritos e já conta com uma base de 160 mil fãs.  

“Temos a expectativa de, até o fim dos Jogos Pan-Americanos, nos tornarmos o canal de um Comitê Olímpico Nacional com mais inscritos no mundo. Os Estados Unidos hoje lideram, com 240 mil inscrições”, afirmou Conde.

Se mantiver a média atual de crescimento, isso acontecerá na próxima segunda-feira (30). Mas é esperado que, com o decorrer das competições, o Pan-Americano “pegue” entre os torcedores brasileiros, fazendo com que esse aumento seja ampliado ao longo dos próximos dias.

A seleção brasileira masculina de futebol, por exemplo, um dos carros-chefes do Pan, estreia nesta segunda-feira (23), às 18h, contra os Estados Unidos. A seleção brasileira feminina, por uma bizarrice da PanAm Sports, está fora do Pan. Apenas as equipes que ficassem entre o 3º e o 5º lugares na Copa América garantiriam vaga. E o Brasil ficou com o título da competição.

Apesar disso, há outros possíveis canhões de audiência para o Canal Olímpico, como as finais de outros esportes coletivos, como basquete, handebol, vôlei e vôlei de praia, que também devem atrair muitos fãs às transmissões.