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Com início de novo ciclo, Premier League obtém £6,7 bilhões em direitos domésticos até 2029

Contratos de direitos comerciais e de mídia de liga inglesa até 2028 representam montante de £12,25 bilhões até o momento

Liverpool se sagrou campeão da temporada 2024/2025 da Premier League - Reprodução / X (@LFC)

Jogadores do Liverpool comemoram o título da Premier League em 2025 - Reprodução / X (@LFC)

A Premier League garantiu £ 6,7 bilhões com os direitos de transmissão domésticos no Reino Unido para o ciclo que começa nesta sexta-feira e vai até 2028/2029. No Reino Unido, os acordos foram firmados com Sky Sports, TNT Sports, BBC e Talksport.

O valor representa um crescimento em relação ao ciclo anterior (£ 5 bilhões), mas já não é tão dominante em relação aos contratos internacionais. Ao todo, a liga irá arrecadar £12,25 bilhões com direitos de mídia e comerciais até 2028. Os acordos de mídia envolvem a transmissão para mais de 800 milhões de lares em 188 países.

O destaque entre os direitos internacionais já negociados é o contrato com a NBC nos Estados Unidos, que pagará US$ 2,7 bilhões por seis anos. Esse valor, sozinho, está próximo da metade do arrecadado com os direitos domésticos. A internacionalização da competição e o crescimento da audiência global têm impulsionado esse movimento.

Inventário

O novo ciclo é o primeiro com duração de quatro anos, em vez dos tradicionais três. Ele também aumenta o número de partidas disponíveis para transmissão ao vivo no Reino Unido de 210 para, no mínimo, 268.

A ampliação do inventário permitiu à liga obter maiores receitas sem inflacionar o valor por jogo, que caiu em relação ao ciclo anterior.

Além disso, o novo formato garante às emissoras maior acesso aos bastidores, como entrevistas com jogadores substituídos e entrada de cinegrafistas brevemente em campo para registrar mais de perto as comemorações dos gols.

Os árbitros também utilizarão câmeras corporais em partidas mais relevantes, oferecendo novos ângulos aos telespectadores e aproximando a transmissão de uma perspectiva gamificada.

Sky Sports

A Sky Sports segue como parceira principal do ciclo e ampliou seu pacote de transmissão. A emissora terá prioridade na escolha de partidas por rodada e será responsável por: 32 jogos aos domingos às 16h30; pelo menos 63 partidas aos domingos, às 14h; 32 jogos nas noites de sábado; 38 partidas nas noites de sexta ou segunda-feira.

A Sky também transmitirá cinco rodadas completas e todos os jogos do último dia da temporada, uma novidade no contrato. Os direitos incluem replays completos após o apito final, destaques em seu aplicativo e clipes digitais para redes sociais e YouTube.

TNT Sports

A TNT Sports mantém seu pacote de 52 jogos por temporada, com 32 partidas no horário de almoço aos sábados e duas rodadas completas em dias úteis.

O canal optou por manter a Premier League como produto prioritário dentro de sua carteira, que já inclui Champions League, Europa League e Copa da Inglaterra.

BBC e Talksport

A BBC renovou os direitos dos melhores momentos da rodada, mantendo o tradicional Match of the Day e lançando distribuição ampliada por meio de seus canais digitais. Também foram confirmados os direitos de áudio para transmissões na BBC Radio 5 Live e no BBC Sounds.

A Talksport, concorrente comercial, compartilha os direitos de rádio, com jogos às sextas e segundas-feiras à noite, além de partidas remarcadas para dias úteis. Embora os valores sejam inferiores aos contratos de TV, o alcance via rádio continua relevante, especialmente para torcedores sem acesso a TV por assinatura.

Direitos internacionais

No mercado externo, a NBC lidera a lista de clientes da Premier League. A empresa de mídia assegurou o direitos de exibir as partidas da liga inglesa no Peacock, na NBC e no USA Network.

Outros parceiros incluem Canal+ (França), Sky Sport (Alemanha), DAZN (Espanha), BeIN Sports (Oriente Médio e Norte da África) e Viaplay (Escandinávia). Na Índia, a Jiostar assumiu os direitos por US$ 65 milhões, enquanto a Nine e sua plataforma Stan Sports substituíram a Optus Sports na Austrália.

No Brasil, esses direitos pertencem ao Grupo Disney, que programa os jogos da competição na ESPN e no Disney+. Nesta temporada, o conglomerado de mídia também sublicenciou alguns jogos para a Xsports, canal esportivo que estreia transmissões esportivas na TV aberta neste sábado (16).

Todos esses parceiros internacionais recebem sinal via Premier League Productions (PLP), operada em conjunto com a IMG. O PLP fornece transmissão ao vivo, programação especial, jogos clássicos e estúdio próprio, atuando como canal 24 horas em alguns países.