Com ou sem os direitos de transmissão, Grupo Globo celebra audiência da final da Libertadores

Jogadores do Fluminense erguem a taça de campeão da Libertadores 2023 - Reprodução / X (@FluminenseFC)

O título inédito do Fluminense na Libertadores, após derrotar o Boca Juniors na final por 2 a 1, teve comemorações também fora da torcida do time carioca. O Grupo Globo, por exemplo, celebrou os números consolidados da audiência da partida, que foi disputada no Estádio do Maracanã, no último sábado (4), a partir das 17h (horário de Brasília).

Na TV aberta, a Globo alcançou cerca de 48,4 milhões de pessoas durante a transmissão da final, recorde do futebol em 2023. Foram 29 pontos de audiência e 56% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede a audiência das 15 principais praças do país.

No Rio de Janeiro, a partida registrou 43 pontos de audiência e 69% de participação, a maior registrada na faixa em que o jogo foi exibido (das 17h01 às 19h44) desde novembro de 2019, quando a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate registrou 47 pontos. Em relação à final do ano passado, entre Flamengo e Athletico-PR, que foi exibida pelo SBT, os números ficaram 54% acima.

Já em São Paulo, a partida que deu o quinto título consecutivo da Libertadores a um time brasileiro atingiu 23 pontos de média, com 47% de participação, superando em 44% a audiência da final de 2022.

Vale lembrar que, segundo a Kantar Ibope, cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 76.953 domicílios ou 206.674 indivíduos. Já no Rio de Janeiro, cada ponto corresponde a 49.547 residências ou 125.405 pessoas.

Sportv

Na TV fechada, os direitos de transmissão são da ESPN, mas, mesmo assim, o Sportv encontrou motivos para comemorar. Mesmo sem exibir a partida, o canal esportivo a cabo do Grupo Globo colocou no ar um pré-jogo, batizado de “Aquecimento Sportv”, que teve mais de duas horas de duração (das 14h55 às 16h59).

Nesse período, mais de 2 milhões de pessoas passaram pelo canal, estabelecendo o maior alcance da atração desde a estreia e ficando 40% acima da média do segundo colocado. Em comparação com os últimos quatro sábados, o pré-jogo da final da Libertadores elevou a média de alcance da faixa em 114%.

Sair da versão mobile