A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a agência de marketing esportivo IMG anunciaram, nesta quinta-feira (6), a renovação do acordo entre as partes até 2030. Iniciada em 2019, a parceria garante à IMG, via FC Diez Media, a administração dos direitos comerciais, de patrocínio e de transmissão dos torneios organizados pela entidade que comanda o futebol sul-americano.
A lista conta com Copa Libertadores, Copa Libertadores Feminina, Copa Sul-Americana, Recopa, Libertadores Sub-20, Libertadores Futsal, Libertadores Feminina Futsal, Libertadores Futebol de Praia e eLibertadores (e-Sports).
“Temos o prazer de finalizar a renovação do nosso acordo com a IMG, uma agência que entende e tem sido capaz de aplicar o nosso lema de ‘Acreditar Sempre’. Estamos convencidos de que o futebol sul-americano é o melhor do mundo devido ao talento de seus jogadores e à paixão de seus torcedores, e que ainda há muito potencial a ser desenvolvido nos nossos torneios. Tudo que o futebol gera retorna ao futebol, e trabalhamos focados em difundir os valores do nosso esporte, cuidando e aumentando o prestígio das nossas competições e alcançando novas e maiores glórias esportivas”, afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
De acordo com a entidade, a parceria foi responsável pelo aumento de 43% nas receitas do atual ciclo (2023 a 2026) em relação ao ciclo anterior (2019 a 2022). Esse número inclui acordos com marcas como Amstel, Coca-Cola, Hyundai, Mastercard, Puma e TCL, além de contratos de direitos de mídia em mais de 190 países. Outro destaque foi a transmissão da Libertadores Feminina na TV aberta pela primeira vez em 2024.
“A parceria com a IMG tem sido um sucesso para o crescimento do futebol sul-americano. Os resultados estão à vista, com parcerias com marcas de renome mundial e números recordes em alcance e audiência. A partir da Conmebol, estamos prontos para passar para o próximo nível e apostar em uma maior expansão das nossas competições, oferecendo experiências únicas aos torcedores de todo o mundo”, ressaltou Juan Emilio Roa, diretor comercial da Conmebol.
No digital, as redes sociais dos torneios de clubes vinculados à Conmebol cresceram desde que a parceria teve início. No momento, são mais de 60 milhões de seguidores nos canais em português, espanhol e inglês.
“Estamos incrivelmente orgulhosos da nossa parceria com a Conmebol e de tudo o que conquistamos juntos, para ajudar a fazer crescer o futebol sul-americano e suas melhores competições de clubes. Essa renovação é um reflexo do nosso sucesso e ambições conjuntas e da força da nossa experiência, conhecimento e capacidades locais e internacionais combinados. Os próximos anos trarão oportunidades significativas para o futebol nas Américas e em todo o mundo, com a Conmebol e a IMG perfeitamente posicionadas para capitalizar isso”, disse Adam Kelly, presidente da IMG.
“O impulso para as competições de clubes da Conmebol nunca foi tão forte, após mais um ano recorde em distribuição, patrocínio e digital, entrando neste ano de celebração do 65º aniversário da Conmebol Libertadores. Continuaremos a trabalhar lado a lado com nossos parceiros da Conmebol para aproveitar esse sucesso e impulsionar ainda mais o crescimento das competições icônicas da América do Sul”, enfatizou Diego Alfieri, gerente-geral da FC Diez Media.
Melhores momentos
Recentemente, a Conmebol fechou um acordo com a CazéTV, que permite ao canal do streamer Casimiro Miguel transmitir clipes, melhores momentos e destaques das competições sul-americanas no Brasil.
A CazéTV assumiu o lugar do OneFootball no país, uma vez que a plataforma era dona dos direitos sobre clipes e destaques das principais competições da Conmebol, mas optou pela rescisão.
Vale lembrar que o OneFootball tinha dois contratos com a Conmebol, um para o Brasil e outro para o restante da América Latina. A CazéTV assumiu apenas o primeiro, enquanto a entidade máxima do futebol sul-americano segue otimista em busca de novos parceiros para o segundo.