Copa América ganha da Euro em engajamento de finalistas nas redes sociais

Argentina e Colômbia se enfrentaram na final da Copa América 2024 - Reprodução / X (@CopaAmerica)

As seleções que disputaram a final da Copa América 2024 tiveram um maior engajamento nas redes sociais do que os finalistas da Euro 2024, que aconteceu no mesmo dia. Um levantamento feito pela Máquina do Esporte mostrou que Argentina e Colômbia superaram Espanha e Inglaterra na quantidade de novos seguidores e interações.

O levantamento, produzido com dados da plataforma Sprout Social, considera o desempenho das quatro seleções no período entre 10 de julho, último dia das semifinais, e 21 de julho, uma semana após a final. Foram considerados Instagram, X e Facebook.

Os finalistas da Copa América 2024, Argentina e Colômbia, tiveram 1,89 milhão de novos seguidores e 54,1 milhões de interações, somando as três plataformas.

Espanha e Inglaterra, que decidiram a Euro 2024, por sua vez, acumularam 1,6 milhão de novos inscritos e 46,2 milhões de interações.

Copa América

No período considerado, a Argentina acumulou 891 mil novos seguidores nas plataformas, com o Instagram sendo responsável por 83% (742 mil) do total. A Colômbia obteve maior crescimento de público antes da final do que os campeões após o título e ganharam 999 mil novos seguidores, também tendo um maior aumento no Instagram, de 85%.

O engajamento da Argentina, porém, foi maior. A equipe que se tornou a maior vencedora da Copa América teve 32,8 milhões de interações (93% no Instagram), número potencializado também pela despedida do veterano Ángel Di María. A Colômbia acumulou 21,2 milhões de interações.

Eurocopa

Entre os finalistas europeus, o padrão observado na Copa América se repetiu. A Espanha contou com um número amplamente superior de novos inscritos. Porém, teve engajamento inferior.

Os espanhóis, que conquistaram seu quarto título da Euro, acumularam pouco mais de 1 milhão de novos seguidores, com o Instagram responsável por 90% do ganho. A Espanha teve 21,8 milhões de interações no período analisado.

A Inglaterra ganhou apenas 562 mil seguidores, número menor do que os outros três finalistas obtiveram apenas em seus perfis no Instagram. No engajamento, porém, só ficou atrás da Argentina, com 24,3 milhões de interações e o melhor desempenho no X (2,3 milhões).

Semifinalistas

Considerando as oito seleções que alcançaram as semifinais da Copa América e da Eurocopa no mesmo período (de 10 a 21 de julho), os participantes da competição organizada pela Conmebol também ficam à frente.

Argentina, Colômbia, Uruguai e Canadá acumularam 1,9 milhão de novos seguidores no Instagram, Facebook e X, com 57,3 milhões de interações nessas plataformas. O Instagram foi responsável por 84% das inscrições e 92% das interações.

Espanha, Inglaterra, França e Holanda somaram 1,7 milhão de novos inscritos, com 55,5 milhões de interações. O Instagram se destacou novamente, com 85% dos seguidores e 89% das interações.

Sair da versão mobile